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dc.creatorTeruel, Vinícius Picossi-
dc.date.accessioned2020-09-08T00:36:21Z-
dc.date.available2020-09-08T00:36:21Z-
dc.date.issued2019-08-17-
dc.identifier.citationTERUEL, Vinícius Picossi. Reconhecimento de padrões na investigação dos olhos da face humana aplicada em jogos. 2018. 76 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5174-
dc.description.abstractIn relation to the techniques used to draw a human face, the literature describes where and how to position face elements (eg eyes, nose, mouth, head, ear). However, it does not describe the pattern (shape, size, and symmetry) used to define each of these face elements. Therefore, characters/avatars faces of digital games, for example, are created in a random manner and may generate dissatisfaction or non-identification with the character of the game by the players. In other words, they are created without a defined pattern. In this sense, this work investigated the creation of a methodology to elucidate the patterns that define the characteristics of the human face. For this project it was applied to the eye, the protocol being possible to be used for other elements of the face. The methodology was constructed using image processing and pattern recognition techniques to create a system for recognizing these characteristics from a data set with human characteristics. This work is divided in two phases: a) review and define techniques for image processing and extraction of face characteristics; And b) create the set of patterns/characteristics of each element of the face. When reviewing the literature, 47 datasets of facial image data were identified, totaling approximately 225,000 candidate images to be analyzed. Finally, from the obtained patterns will be expected to be able to use in various applications, such as: creating more realistic characters for digital games, create avatars for 3D printing, film, earn in the process of detection and recognition of people as well as application in safety. In addition there will be a set of real data of human face characteristics for the construction of character of your own like and the software for recognition and generation of avatar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAvatares (Realidade virtual)pt_BR
dc.subjectReconhecimento de padrõespt_BR
dc.subjectProcessamento de imagenspt_BR
dc.subjectAvatars (Virtual reality)pt_BR
dc.subjectPattern perceptionpt_BR
dc.subjectImage processingpt_BR
dc.titleReconhecimento de padrões na investigação dos olhos da face humana aplicada em jogospt_BR
dc.title.alternativeRecognition of patterns in the investigation of human eyes applied in gamespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEm relação às técnicas usadas para desenhar a face humana, a literatura descreve onde e como posicionar os elementos da face (por exemplo, olhos, nariz, boca, cabeça, orelha). No entanto, não descreve qual o padrão (forma, tamanho e simetria) utilizado para definir cada um destes elementos da face. Sendo assim, faces de personagens/avatares de jogos digitais, por exemplo, são criadas de maneira aleatórias podendo gerar insatisfação ou não identificação com o personagem do jogo por parte dos jogadores. Em outras palavras, são criadas sem um padrão definido. Nesse sentido, este trabalho investigou a criação de um método para elucidar os padrões que definam as características da face humana. Para este projeto foi aplicado para olho, sendo o protocolo possível a ser usado para outros elementos da face. O método foi construído por meio de técnicas de processamento de imagens e reconhecimento de padrões criar um sistema para reconhecimento dessas características a partir de um conjuntos de dados com as características humanas. Este trabalho foi elaborado em duas fases: a) a revisão e definição de técnicas para processamento das imagens e extração das características da face; e b) a criação do conjunto de padrões/características de cada elemento da face. Ao realizar uma revisão da literatura foram identificados 47 conjuntos de dados de imagens faciais, totalizando aproximadamente 225 mil imagens candidatas serem analisadas. Finalmente, a partir dos padrões obtidos será possível usar em várias aplicações, tais como: criar personagens mais realistas para jogos digitais, criar avatares para impressão em 3D, filme, ganho no processo de detecção e reconhecimento de pessoas, bem como aplicação em segurança. Além de ter-se um conjunto de dados reais de características da face humanas para a construção de personagem ou afins e o software para reconhecimento e geração de avatar.pt_BR
dc.degree.localCornélio Procópiopt_BR
dc.publisher.localCornelio Procopiopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8141643108655660pt_BR
dc.contributor.advisor1Paschoal, Alexandre Rossi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5834088144837137pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Bugatti, Pedro Henrique-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2177467029991118pt_BR
dc.contributor.referee1Paschoal, Alexandre Rossi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5834088144837137pt_BR
dc.contributor.referee2Kashiwabara, Andre Yoshiaki-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3194328548975437pt_BR
dc.contributor.referee3Alves, Wonder Alexandre Luz-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3138898469532698pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.subject.capesCiência da Computaçãopt_BR
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