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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5160
Título: | Dos letramentos aos multiletramentos: uma análise da Base Nacional Comum Curricular de língua portuguesa do ensino fundamental II |
Título(s) alternativo(s): | From literacy to multiliteracies: an analysis of the Base Nacional Comum Curricular of portuguese of the elementary education II |
Autor(es): | Siqueira, Vera Lúcia Molin de |
Orientador(es): | Rohling, Nivea |
Palavras-chave: | Letramento Língua portuguesa - Estudo e ensino Currículos - Avaliação Leitura Língua portuguesa - Escrita Língua portuguesa - Textos Prática de ensino Análise do discurso Linguagem e línguas - Estudo e ensino Literacy Portuguese language - Study and teaching Curriculum evaluation Reading Portuguese language - Writing Portuguese language - Texts Student teaching Discourse analysis Language and languages - Study and teaching |
Data do documento: | 3-Jul-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | SIQUEIRA, Vera Lúcia Molin de. Dos letramentos aos multiletramentos: uma análise da Base Nacional Comum Curricular de língua portuguesa do ensino fundamental II. 2020. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma investigação sobre a inserção dos conceitos de letramentos e de multiletramentos no mais recente documento que orienta o ensino de língua materna no Brasil, a BNCC (2018), mais especificamente no componente de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental II, com enfoque nos eixos de Leitura e Produção Textual. A abordagem de tais conceitos se configura como aspecto importante para que sejam possibilitadas problematizações genuínas acerca das práticas situadas de leitura e escrita na escola. Foram considerados os documentos dos PCN (1990), das Diretrizes Curriculares Nacionais (2010) e do Plano Nacional da Educação (2014). Esses documentos e materiais, ao passo que incidem na formação de professores e efetivamente nas práticas escolares, também despontam como objetos importantes de análise no campo da pesquisa aplicada, por isso a relevância em estudá-los. Considera-se também se os documentos oficiais de ensino produzidos pelo Estado se configuram como um currículo prescrito e como eles se transformam em objeto de discurso, tendo em vista o seu espaçotempo e sua sistematicidade. O embasamento teórico-metodológico da pesquisa está pautado em três ancoragens teóricas: a) perspectiva de linguagem de cunho enunciativo-discursiva, proposta pelo Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2016 [1952]; BAKHTIN, 2015 [1975]; BAKHTIN [VOLOCHÍNOV], 2014 [1929]; VOLOCHÍNOV 2017 [1929]); b) concepções de Currículo (MOREIRA; SILVA, 1994; SACRISTÁN; GOMES, 1998; SACRISTÁN, 2000), e c) estudos dos letramentos (STREET, 2003; KLEIMAN, 1995; SOARES, 1998) e dos multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2006 [2000/1996]). |
Abstract: | This dissertation presents an investigation on the insertion of literacy and multiliteracy concepts in the most recent document which guides the teaching of the mother tongue in Brazil, BNCC (2018), more specifically in the Portuguese Language component for Elementary Education II, with a focus on the axes of Reading and Textual Production. The approach of such concepts is configured as an important aspect só that genuine problematizations about the situated practices of reading and writing at school are made possible. The PCN documents (1990), the National Curriculum Guidelines (2010) and the National Education Plan (2014) were considered. These documents and materials, while affecting teacher training and effectively school practices, also emerge as important objects of analysis in the field of applied research, hence the relevance of studying them. It is also considered whether the official teaching documents produced by the state are configured as a prescribed curriculum and how they become an object of discourse, considering their space-time and systemacity. The Theoretical and methodological basis of the research is based on three theoretical anchors: a) perspective of enunciativediscursive language, proposed by the Bakhtin Circle (BAKHTIN, 2016 [1952]; BAKHTIN, 2015 [1975]; BAKHTIN [VOLOCHÍNOV], 2014 [1929]; VOLOCHÍNOV 2017 [1929]); b) Curriculum conceptions (MOREIRA; SILVA, 1994; SACRISTÁN; GOMES, 1998; SACRISTÁN, 2000), and c) studies of literacies (STREET, 2003; KLEIMAN, 1995; SOARES, 1998) and multiliteracies (COPE; KALANTZIS, 2006 [2000/1996]). |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5160 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens |
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