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dc.creatorAndrade, Higor Belafronte de-
dc.date.accessioned2020-08-21T21:55:14Z-
dc.date.available2020-08-21T21:55:14Z-
dc.date.issued2020-02-29-
dc.identifier.citationANDRADE, Higor Belafronte de. Atividades experimentais de eletrodinâmica para deficientes visuais. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5138-
dc.descriptionAcompanha: Atividades experimentais de eletrodinâmica para deficientes visuaispt_BR
dc.description.abstractThis dissertation had as objective to elaborate, to apply and to evaluate a material destined to the teaching of electrodynamics for visually impaired. We used as a theoretical reference the theory of Significant Learning, Investigative Experimental Activities, Didactic Sequence and Physics Teaching with emphasis on Electrodynamics. We conducted a qualitative research, applied to a visually impaired student and two visionary students, considering the material feasible for the other students without visual impairment, seeking to develop meaningful work for all. After the elaboration of the didactic sequence and its application, we sought to collect the data through the recording with audio recording, observations and questionnaires related to the results and usability of the material used. With the analysis of the questionnaires and making a comparison of before and after, we realized that there was an advance in relation to the concept of Electrodynamics and that in all activities the students managed to advance significantly, constituting a scientific language. In view of the results and the exchange of experience using the assumptions of Meaningful Learning, we conclude that the objectives have been achieved. With this work we hope to contribute to the dissemination and discussion of the inclusion of the visually impaired in Physics Education, guaranteeing equal opportunities for all.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectEstudantes com deficiência visualpt_BR
dc.subjectEletrodinâmicapt_BR
dc.subjectCondutividade elétricapt_BR
dc.subjectCorrentes elétricaspt_BR
dc.subjectCircuitos elétricospt_BR
dc.subjectStudents with visual disabilitiespt_BR
dc.subjectElectrodynamicspt_BR
dc.subjectElectric conductivitypt_BR
dc.subjectElectric currentspt_BR
dc.subjectElectric circuitspt_BR
dc.titleAtividades experimentais de eletrodinâmica para deficientes visuaispt_BR
dc.title.alternativeExperimental electrodynamic activities for the visually impairedpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação teve como objetivo elaborar, aplicar e avaliar um material destinado ao ensino de eletrodinâmica para deficientes visuais. Para tanto, utilizamos como referencial teórico, a teoria da Aprendizagem Significativa, Atividades Experimentais Investigativas, Sequência Didática e o Ensino de Física, dando ênfase à Eletrodinâmica. Além disso, realizamos, também, uma pesquisa qualitativa, aplicada a um aluno deficiente visual e a dois alunos videntes, considerando o material viável para os demais alunos sem deficiência visual, a fim de desenvolver um trabalho significativo a todos. Após a elaboração da sequência didática e da sua aplicação, coletamos os dados por meio do registro com gravação de áudio, observações e questionários relacionados aos resultados e à usabilidade do material selecionado. Por conseguinte, com a análise dos questionários e por meio de um comparativo do antes e depois, percebemos que houve um avanço em relação ao conceito de Eletrodinâmica e que os alunos conseguiram avançar, significativamente, em todas as atividades, constituindo uma linguagem científica. Assim, diante dos resultados e da troca de experiência, utilizando os pressupostos da Aprendizagem Significativa, concluímos que os objetivos foram alcançados. Desse modo, esperamos com este trabalho, contribuir com a divulgação e o debate da inclusão dos deficientes visuais no Ensino de Física, a fim de assegurar, dessa forma, oportunidades iguais a todospt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-6853-7646pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9158224441353641pt_BR
dc.contributor.advisor1Schwerz, Roseli Constantino-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5507-3117pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8638021519578975pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Sabo, Paulo Henrique-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2882-1719pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8942065049509047pt_BR
dc.contributor.referee1Schwerz, Roseli Constantino-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5507-3117pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8638021519578975pt_BR
dc.contributor.referee2Batista, Michel Corci-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-7328-2721pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4568162557688883pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Fabio Ramos da-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-0158-1279pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3859177293482871pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Físicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
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