Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5089
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLedo, Allan Cesar Dourado-
dc.date.accessioned2020-07-21T19:54:52Z-
dc.date.available2020-07-21T19:54:52Z-
dc.date.issued2019-12-18-
dc.identifier.citationLEDO, Allan Cesar Dourado. Configurações do grotesco nas histórias em quadrinhos de Lourenço Mutarelli. 2019. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5089-
dc.description.abstractThe aim of this dissertation is to discuss the theme of grotesque in the comic books of the author Lourenço Mutarelli. To this end, Mutarelli’s comics were situated as graphic novels, authored productions aimed at the adult public. After characterization, we sought the origins of adult comic in counterculture and underground. To reach the result, the main theories about the grotesque were investigated: the grotesque as opposed to the sublime of Victor Hugo, the strange grotesque of Wolfgang Kayser, and the grotesque realism of Mikhail Bakhtin. In addition, some examples of this aesthetic category have been described in literature, visual arts and comics. In order to outline a theoretical basis for the language of comics, language, the concept of cognitive technology and the spatiotopic system proposed by Thierry Groensteen were discussed. From these elements, Kayser’s grotesque stranger, Bakhtin’s grotesque body, and the semiotic manifestations proper to the comics that operate or contribute to the grotesque production in this media, we analyzed Mutarelli’s comics from the standpoint of grotesque aesthetics. Mutarelli’s comics were found to encompass multiple nuances of the grotesque, tanging Kayser’s romantic and strange worldview and the material aspect attached to the body. The latter, however, departs from the mental structures based on popular culture and the cosmic body described by Bakhtin. There was also a dialogue between the motives of the grotesque and the comic system, in some works of the author.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMutarelli, Lourenço, 1964-pt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhos - Linguagempt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhos - Técnicapt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhos - Brasil - História e críticapt_BR
dc.subjectContraculturapt_BR
dc.subjectGrotesco na literaturapt_BR
dc.subjectGrotesco na artept_BR
dc.subjectAnálise do discurso narrativopt_BR
dc.subjectSemiótica e literaturapt_BR
dc.subjectComic books, strips, etc - Languagept_BR
dc.subjectComic books, strips, etc - Techniquept_BR
dc.subjectComic books, strips, etc - Brazil - History and criticismpt_BR
dc.subjectCounterculturept_BR
dc.subjectGrotesque in literaturept_BR
dc.subjectGrotesque in artpt_BR
dc.subjectDiscourse analysis, Narrativept_BR
dc.subjectSemiotics and literaturept_BR
dc.titleConfigurações do grotesco nas histórias em quadrinhos de Lourenço Mutarellipt_BR
dc.title.alternativeGrotesque configurations in Lourenço Mutarelli's comicspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta dissertação é discutir o tema do grotesco nas histórias em quadrinhos do autor Lourenço Mutarelli. Para tanto, situou-se os quadrinhos de Mutarelli como graphic novels, produções autorais voltadas para o público adulto. Após a caracterização, buscou-se as origens da história em quadrinhos adulta na contracultura e no underground. Para chegar ao resultado, investigou-se as principais teorias acerca do grotesco: o grotesco como oposição ao sublime de Victor Hugo, o grotesco estranho de Wolfgang Kayser e o realismo grotesco de Mikhail Bakhtin. Além disso, descreveu-se alguns exemplos dessa categoria estética na literatura, nas artes visuais e nas histórias em quadrinhos. No intuito de esboçar uma base teórica para a linguagem dos quadrinhos, discutiu-se os conceitos de linguagem e de tecnologia cognitiva, assim como o sistema espaçotópico proposto por Thierry Groensteen. A partir destes elementos: o grotesco estranho de Kayser, o corpo grotesco de Bakhtin e as manifestações semióticas próprias das histórias em quadrinhos que operam ou contribuem para a produção do grotesco nessa mídia, analisou-se as histórias em quadrinhos de Mutarelli do ponto de vista da estética grotesca. Constatou-se que os quadrinhos de Mutarelli abrangem múltiplas nuanças do grotesco, tangenciando a visão de mundo romântica e estranha de Kayser e o aspecto material ligado ao corpo. Este último, porém, afasta-se das estruturas mentais baseadas na cultura popular e do corpo cósmico descrito por Bakhtin. Verificou-se, ainda, um diálogo entre os motivos do grotesco e o sistema dos quadrinhos, em algumas obras do autor.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-6983-296Xpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2037913003130927pt_BR
dc.contributor.advisor1Lemos, Anuschka Reichmann-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0290303788421656pt_BR
dc.contributor.referee1Lemos, Anuschka Reichmann-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0290303788421656pt_BR
dc.contributor.referee2Mandaji, Carolina Fernandes da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3578805365828514pt_BR
dc.contributor.referee3Gruner, Clóvis Mendes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4400370278287507pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagenspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.capesLetraspt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
configuracoesgrotescolourencomutarelli.pdf24,78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.