Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5038
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKampa, Josmael Roberto-
dc.date.accessioned2020-06-29T18:06:38Z-
dc.date.available2029-02-23-
dc.date.available2020-06-29T18:06:38Z-
dc.date.issued2019-02-22-
dc.identifier.citationKAMPA, Josmael Roberto. Método para a identificação de oportunidades potenciais de desenvolvimento de novos artefatos e produtos. 2019. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica e de Materiais) - Universidade Tecnológcia Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5038-
dc.description.abstractAs a means to succeed in their investments, innovation is both a prerequisite and a challenge for entrepreneurs of this time. Innovating involves generating offers that make the preexisting ones obsolete, which implies in the creation or recognition of new forms of differentiation, the Opportunities Identification (OI). These may be due, among other, to new solutions or new problems to be solved, which is a less explored path in the New Product Development process (NPD). There are studies aimed at systematizing OI, but present a discreet behavior in front of intuitive approaches which relies on individual talent, a non-unanimous resource. Being the innovation time sensitive, there is room for artificial stimuli to intuition. In this way, the investigation opportunity is identified and a general research question can be formulated: what and how should the OI be done to improve the success of the NPD? To answer this research has as objective: to develop a method (model and its support) that stimulates the intuitive and/or systematic identification of potential opportunities of new products development as problems. In this prescriptive and artificial science study was adopted the methodological structure Design Research Methodology (DRM), philosophically aligned with pragmatism. The developed model is supported by textual expositions, schemas, guidelines and tools integrated in a manual for self-learning. Different representations are provided for the easy memorization and close employment as a continuous habit. This simplifies the author’s previous systematic approach and broadens it with intuitive search. The current support presents completeness and internal consistency and shown applicable in the demonstrated cases. It leads to problems that can feed the Front End of Innovation (FEI) and NPD.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectProdutos novos - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectSegmentação de mercadopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectNew products - Developmentpt_BR
dc.subjectEntrepreneurshippt_BR
dc.subjectTechnological innovationspt_BR
dc.subjectMarket segmentationpt_BR
dc.titleMétodo para a identificação de oportunidades potenciais de desenvolvimento de novos artefatos e produtospt_BR
dc.title.alternativeMethod for identification of potential new product development opportunitiespt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoComo um meio de obter sucesso em seus investimentos, a inovação é tanto um pré- requisito quanto um desafio para os empreendedores deste tempo. Inovar envolve gerar ofertas que tornam as preexistentes obsoletas, o que implica na criação ou reconhecimento de novas formas de diferenciação, na Identificação de Oportunidades (IO). Estas podem advir, entre outras, a partir de novas soluções ou por novos problemas a serem solucionados, sendo este um caminho menos explorado no Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP). Há estudos voltados à sistematizar a IO neste sentido, mas apresentam comportamento discreto frente a abordagem intuitiva lastreada no talento individual, um recurso não unânime. Sendo a inovação sensível ao tempo, há espaço para estímulos artificiais. Deste modo, tem-se como oportunidade e questão geral de pesquisa: O que e como se deve fazer a IO (enquanto problemas) para melhor influenciar o sucesso do PDP? Tem-se como objetivo: desenvolver um método (modelo e suporte) que estimule a identificação intuitiva e/ou sistemática de oportunidades potenciais de desenvolvimento de novos artefatos e produtos enquanto problemas. Neste estudo de caráter prescritivo e de ciência do artificial foi adotada a estrutura metodológica Design Research Methodology (DRM), filosoficamente alinhada ao pragmatismo. O modelo desenvolvido é suportado por exposições textuais, esquemas, diretrizes e ferramentas integradas em um manual para autoaprendizagem. São providas distintas representações para fácil memorização e emprego próximo ao hábito contínuo. Amplia-se e simplifica-se a abordagem da qual deriva. O suporte apresenta completude e consistência interna e mostra-se aplicável nos casos demonstrados. Permite explicitar problemas para a frente de inovação (FEI) e PDP.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-8511-8611pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8043095517221940pt_BR
dc.contributor.advisor1Beltrão, Paulo André de Camargo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0030041965419286pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Cziulik, Carlos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8679063413468690pt_BR
dc.contributor.referee1Pelegrini, Alexandre Vieira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2658418996473206pt_BR
dc.contributor.referee2Okimoto, Maria Lucia Leite Ribeiro-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-1968-1964pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9724832203454429pt_BR
dc.contributor.referee3Borsato, Milton-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9039613643111474pt_BR
dc.contributor.referee4Beltrão, Paulo André de Camargo-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0030041965419286pt_BR
dc.contributor.referee5Cunha, Sieglinde Kindl da-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/2056351159333574pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiaispt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTO::METODOLOGIA DE PROJETO DO PRODUTOpt_BR
dc.subject.capesEngenharia Mecânicapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
desenvolvimentonovosartefatosprodutos.pdf
  Disponível a partir de 2029-02-23
5,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.