Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5010
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGuterres, Georgia Graichen Bueno-
dc.date.accessioned2020-06-04T21:03:53Z-
dc.date.available2020-06-04T21:03:53Z-
dc.date.issued2020-04-30-
dc.identifier.citationGUTERRES, Georgia Graichen Bueno. Modernos brasileiros +1: um olhar sobre uma exposição de design no Museu Oscar Niemeyer. 2020. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5010-
dc.description.abstractThis research aims to study versions of Brazilian design that were presented at a furniture exhibition. The idea is to understand in which ways thi furniture exhibition, presented in the largest museum in the state, can be explored by aspects other than the canonical of the history of the design. And how the research universe is represented and what institutional, personal and circulation and consumption of artifacts relationships presented in the exhibition can be seen through the material surveyed. “Brazilian moderns +1” was an exhibition of modern furniture design exhibition held at the Museu Oscar Niemeyer in 2010. The concept of curatorial argument affiliated with this research and the expographic elements considered were defined from the discussions around the use of scenographic resources established mainly by Gonçalves (2004) and Meneses (2013). The thinking of design versions is based on authors like Campi (2013), Niemeyer (2000) and Forty (2013). For the analysis of this work, we opted for a cross-checking methodology between bibliographic references, official documentation on the exhibition and interviews with the exhibition’s interlocutors. The interviews are based on oral history with the main reference in studies of Alberti (2008). This crossing made it possible to think about other ideas about the history of design present in the exhibition that run away from the canonical concepts presented in history of traditional design.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMuseu Oscar Niemeyer - Exposiçõespt_BR
dc.subjectDesenho (Projetos) - Exposiçõespt_BR
dc.subjectMobiliário - Brasil - História - Exposiçõespt_BR
dc.subjectMobiliário - Projetos - Brasil - Exposiçõespt_BR
dc.subjectDecoração de interiores - Exposiçõespt_BR
dc.subjectMobiliário - Estilopt_BR
dc.subjectCuradoria - Exposiçõespt_BR
dc.subjectProjeto de produto - Exposiçõespt_BR
dc.subjectMuseu Oscar Niemeyer - Exhibitionspt_BR
dc.subjectDesign - Exhibitionspt_BR
dc.subjectFurniture - Brazil - History - Exhibitionspt_BR
dc.subjectFurniture design - Brazil - Exhibitionspt_BR
dc.subjectInterior decoration - Exhibitionspt_BR
dc.subjectFurniture - Stylespt_BR
dc.subjectCuratorship - Exhibitionspt_BR
dc.subjectProduct design - Exhibitionspt_BR
dc.titleModernos brasileiros +1: um olhar sobre uma exposição de design no Museu Oscar Niemeyerpt_BR
dc.title.alternativeModernos brasileiros +1: the design exhibition in Oscar Niemeyer Museumpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa visa estudar versões do design brasileiro que foram apresentadas em uma exposição de mobiliário. A ideia é compreender como uma exposição coletiva de mobiliário, apresentada no maior museu do estado, pode ser explorada por aspectos não-canônicos da história do design. E compreender como o universo da pesquisa está representado, quais relações institucionais, pessoais e de circulação e consumo dos artefatos apresentados na mostra podem ser vistas por meio do material levantado na pesquisa. A exposição “Modernos brasileiros +1” foi uma exposição de design de mobiliário moderno brasileiro realizada no Museu Oscar Niemeyer no ano de 2010. O conceito de argumento curatorial filiado nesta pesquisa e os elementos expográficos considerados foram definidos a partir das discussões em torno do uso de recursos cenográficos estabelecidos, principalmente, por Gonçalves (2004) e Meneses (2013). E o pensamento de versões do design está pautada em autores como Campi (2013), Niemeyer (2000) e Forty (2013). Para a análise deste trabalho, optou-se por uma metodologia de cruzamento entre as referências bibliográficas, a documentação oficial sobre a exposição e entrevistas realizadas com interlocutoras da mostra. As entrevistas têm como base a história oral com principal referência nos estudos de Alberti (2008). Esse cruzamento possibilitou pensar outras ideias sobre a história do design presente na mostra que fogem dos conceitos canônicos apresentados na história do design tradicional.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0818035013454312pt_BR
dc.contributor.advisor1Corrêa, Ronaldo de Oliveira-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1894-1944pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3869130149433615pt_BR
dc.contributor.referee1Silveira, Luciana Martha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9969574876271040pt_BR
dc.contributor.referee2Corrêa, Ronaldo de Oliveira-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-1894-1944pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3869130149433615pt_BR
dc.contributor.referee3Kaminski, Rosane-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0588374677778245pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
modernosbrasileirosexposicaodesign.pdf4,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.