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dc.creatorAzevedo, Regiani Natalli-
dc.date.accessioned2020-05-29T18:22:53Z-
dc.date.available2020-05-29T18:22:53Z-
dc.date.issued2019-08-09-
dc.identifier.citationAZEVEDO, Regiani Natalli. Aplicação de práticas interdisciplinares envolvendo fenômenos ópticos no ensino médio. 2019. Dissertação (Mestrado em Química em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4988-
dc.description.abstractThis qualitative study aimed to study the application of an interdisciplinary didactic sequence for the teaching of concepts related to optics, taking advantage of the assumptions of learning and experimental activities. Chemistry and physics should complement the study or the same phenomenon within the specificity of each discipline, but when approached in isolation, there may be difficulty in understanding by the student. Thus, the interdisciplinary treatment of knowledge requires agreement with the Law of Guidelines and Bases and the Common Common Basic Curriculum. The activities with the students were developed in 6 stages, where they were studied respectively, the contents: reflection and refraction; atomic model; Bohr atomic model and beginning of quantum physics; fluorescence and phosphorescence. In addition to lectures, readings, debates, production of mind and concept maps and research, the students were divided into four groups for assembling, executing and presenting experiments, which were suggested and requested by the teacher. Subsequently, the same experiments were presented at a science fair. The unfolding of the didactic sequence listed several common concepts between physics and chemistry, reported the importance of science in the phenomena skills and the development of technologies, addressed environmental and health issues, which emerged integrating and concretizing a contextualization. The development of the work indicates how experimental activities related to discussions, hypothesis elaboration and data analysis, within a problematization and investigative character, can bring integration between the contents studied in the two disciplines highlighted here. Thus, a didactic sequence can be considered a material that has the potential to develop meaningful learning by students' willingness to learn content, achieving the goals of reduction or limitation between chemistry and physics and contextualizing demonstrating the knowledge acquired in school is not in place. dissonance with daily life.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectQuímica - Experiênciaspt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectÁtomos - Modelospt_BR
dc.subjectChemistry - Experimentspt_BR
dc.subjectInterdisciplinary approach in educationpt_BR
dc.subjectAtoms - Modelspt_BR
dc.titleAplicação de práticas interdisciplinares envolvendo fenômenos ópticos no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeApplication of interdisciplinary practices in optical processesin high schoolpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho, de modalidade qualitativa, teve como objetivo estudar a aplicação de uma sequência didática de natureza interdisciplinar para o ensino de conceitos relacionados à óptica, aproveitando os pressupostos da aprendizagem significativa e atividades experimentais. Química e física se complementam estudando o mesmo fenômeno dentro da especificidade de cada disciplina, porém quando abordados de forma isolada, pode haver dificuldade de compreensão pelo estudante. Assim o tratamento interdisciplinar do conhecimento se faz necessário de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases e a Base Nacional Comum Curricular. As atividades com os alunos foram desenvolvidas em 6 etapas, onde foram estudados respectivamente, os conteúdos: reflexão e refração; modelo atômicos; modelo atômico de Bohr e o início da Física Quântica; fluorescência e fosforescência. Além de aulas expositivas, leituras, debates, produção de mapas mentais e conceituais e pesquisas, os estudantes foram divididos em quatro grupos para montagem, execução e apresentação de experimentos, os quais foram sugestionados e solicitados pelo professor. Posteriormente, os mesmos experimentos foram apresentados numa feira de Ciências. O desdobramento da sequência didática elencou vários conceitos comuns entre a Física e Química, reportou a importância da Ciência na compreensão dos fenômenos e no desenvolvimento de tecnologias, abordou questões ambientais e de saúde, que foram surgindo se integrando e concretizando a contextualização. O desenrolar do trabalho indicou que as atividades experimentais associadas às discussões, elaboração de hipóteses e análise de dados, dentro de uma problematização e de caráter investigativo, podem trazer integração entre os conteúdos estudados nas duas disciplinas aqui em destaque. Desta forma, a sequência didática pode ser considerada um material que tem potencial de desenvolver a aprendizagem significativa pela predisposição dos estudantes para aprender os conteúdos aplicados, atingindo os objetivos de diminuir o limiar entre a Química e a Física, e contextualizar demonstrando que o conhecimento adquirido na escola não está em dissonância com o cotidiano.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1981681315197666pt_BR
dc.contributor.advisor1Bittencourt, Paulo Rodrigo Stival-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8740-1672pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5404437676153162pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Costa, Michelle Budke-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5603-9866pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8752647892614261pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Angela Claudia-
dc.contributor.referee1IDhttp://orcid.org/0000-0002-1474-1526pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0523895250019751pt_BR
dc.contributor.referee2Flores, Éder Lisandro de Moraes-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-2017-6316pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1947122730060457pt_BR
dc.contributor.referee3Porto, Maria das Gracas Cleophas-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-5611-2437pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3907615898011202pt_BR
dc.contributor.referee4Bittencourt, Paulo Rodrigo Stival-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0001-8740-1672pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5404437676153162pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programQuímica em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
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