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dc.creatorWilhelm, Elizane Maria de Siqueira-
dc.date.accessioned2013-06-28T15:34:42Z-
dc.date.available2013-06-28T15:34:42Z-
dc.date.issued2013-03-15-
dc.identifier.citationWILHELM, Elizane Maria de Siqueira. A capacitação dos servidores públicos nas instituições federais de ensino superior do Estado do Paraná. 2013. 143 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Governança Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/497-
dc.description.abstractAchieving a better public service quality and reaching a more effective performance has become one of the greatest challenges for the public administration. That is the reason why the state obligation on professionally training its employees has been included on the law system in order to improve the efficiency, effectiveness and quality of public services. This study, making use of the accessibility criteria, aimed to identify the training strategies adopted by the Federal Institutions of Higher Education in Paraná State to train their employees, as well as the tools and the methodologies used. For this purpose, the research was conducted in two stages: the first one was sending via web questionnaires to four Federal Institutions of Higher Education in Paraná State. For the second step, the ones responsible for the Secretariats and / or Departments of Personnel Development who had previously answered the questionnaires were interviewed. The option of using both instruments, questionnaires and interviews, aimed to gather information for the triangulation of data and identification of elements that responded to the problem proposed in this study. The main results concern the formal planning and training in these institutions, the constant pursuit to develop strategies for the continued development of the employees; adopting varied strategies for training and the use of ICT in training. This set of elements indicated the training strategies adopted by four Federal Institutions of Higher Education in Paraná State and allowed the understanding of the current situation, and as well as how this important item has being addressed and developed by these institutions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectServiço públicopt_BR
dc.subjectRecursos humanospt_BR
dc.subjectCapacitação de empregadospt_BR
dc.subjectCivil servicept_BR
dc.subjectHuman resourcespt_BR
dc.subjectEmployees - Coaching ofpt_BR
dc.titleA capacitação dos servidores públicos nas instituições federais de ensino superior do Estado do Paranápt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA qualidade do serviço público e o alcance de um desempenho estatal mais efetivo tornaram-se um dos grandes desafios da administração pública. Tanto que o legislador incluiu no ordenamento jurídico a obrigatoriedade do Estado capacitar seus servidores, objetivando a melhora na eficiência, na eficácia e na qualidade dos serviços públicos. Este estudo, com a adoção do critério de acessibilidade, teve por objetivo identificar as estratégias de capacitação adotadas pelas Instituições Federais de Ensino (IFEs) do Estado do Paraná para a capacitação dos seus servidores. Identificando se todas oferecem capacitação a seus servidores e as estratégias adotadas e verificando quais as ferramentas de TICs utilizadas na capacitação. Para tanto, a pesquisa foi realizada em duas etapas: sendo a primeira o envio, via web, de questionários para quatro Instituições Federais de Ensino do Estado do Paraná; e na segunda etapa, foram entrevistados os responsáveis pelas Secretarias e/ou Departamentos de Desenvolvimento de Pessoas, que anteriormente responderam os questionários. A opção de utilizar ambos os instrumentos, questionário e entrevista, visou reunir subsídios para a triangulação dos dados e identificação dos elementos que responderam à problemática proposta neste estudo. Os principais resultados dizem respeito à formalização e ao planejamento da capacitação nestas instituições; à busca constante no desenvolvimento de estratégias para o desenvolvimento contínuo dos servidores; à adoção de estratégias de capacitação variadas e à utilização de TICs na capacitação. Esse conjunto de elementos indicou as estratégias de capacitação adotadas pelas IFES do Estado do Paraná e permitiu a compreensão do cenário atual, além do entendimento de como este importante item vem sendo tratado e desenvolvido pelas IFES-Pr. 2 A qualidade do serviço público e o alcance de um desempenho estatal mais efetivo tornaram-se um dos grandes desafios da administração pública. Tanto que o legislador incluiu no ordenamento jurídico a obrigatoriedade do Estado capacitar seus servidores, objetivando a melhora na eficiência, na eficácia e na qualidade dos serviços públicos. Este estudo, com a adoção do critério de acessibilidade, teve por objetivo identificar as estratégias de capacitação adotadas pelas Instituições Federais de Ensino (IFEs) do Estado do Paraná para a capacitação dos seus servidores. Identificando se todas oferecem capacitação a seus servidores e as estratégias adotadas e verificando quais as ferramentas de TICs utilizadas na capacitação. Para tanto, a pesquisa foi realizada em duas etapas: sendo a primeira o envio, via web, de questionários para quatro Instituições Federais de Ensino do Estado do Paraná; e na segunda etapa, foram entrevistados os responsáveis pelas Secretarias e/ou Departamentos de Desenvolvimento de Pessoas, que anteriormente responderam os questionários. A opção de utilizar ambos os instrumentos, questionário e entrevista, visou reunir subsídios para a triangulação dos dados e identificação dos elementos que responderam à problemática proposta neste estudo. Os principais resultados dizem respeito à formalização e ao planejamento da capacitação nestas instituições; à busca constante no desenvolvimento de estratégias para o desenvolvimento contínuo dos servidores; à adoção de estratégias de capacitação variadas e à utilização de TICs na capacitação. Esse conjunto de elementos indicou as estratégias de capacitação adotadas pelas IFES do Estado do Paraná e permitiu a compreensão do cenário atual, além do entendimento de como este importante item vem sendo tratado e desenvolvido pelas IFES-Pr.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Hélio Gomes de-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Públicapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública

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