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dc.creatorMatuichuk, Miraldo-
dc.date.accessioned2013-06-28T13:39:50Z-
dc.date.available2013-06-28T13:39:50Z-
dc.date.issued2011-09-07-
dc.identifier.citationMATUICHUK, Miraldo. A natureza do conhecimento tecnológico na Universidade Tecnológica Federal do Paraná: câmpus Curitiba – Paraná – Brasil. 2011. 273 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Del Mar, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/496-
dc.description.abstractThis thesis deals with the technological knowledge nature and the specialties through continuing education for teachers of UTFPR in the academic context of technological and professional learning. The research, qualitative and quantitative, comprehensive, descriptive and exploratory, is divided into three stages: 1) data collection - requests documents for keeping away of work for training teachers of the Federal University of Technology - Paraná, in Curitiba Campus - UTFPR, 2) to choice authors and concepts that support the theoretical and practical discussion, two fundamental concepts guided the analysis: technological knowledge and continuing education for teachers, 3) data analysis in the light of theory and methods. The text is divided into five parts. The first deals with the background that established the national policy for higher education in the context of technological globalization. In the second part, it was developed a theoretical framework that underpins the discussion of the data collected and the trajectories of the continuing training of UTFPR‟s teachers. The third part consists of methodological procedures. It was defined three units of analysis: technological areas, technological areas specialties and teacher training trajectories. The temporal boundary was demarcated by two moments: the creation of UTFPR in 2005 and the start of the data collection in 2010. In the fourth part it was retaken the units of analysis to examine the case study. The research conclusions showed that through the trajectories continuing training of teachers were possible to know the specialties avalilable in didactic and pedagogical practices of technological and professional learning. These specialities include the technical rationalism dimensions and are linked to the linearity between theoretical and practices disciplines and to the teachers‟ choices of training courses.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Del Marpt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades - Corpo docentept_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.subjectUniversities and colleges - Facultypt_BR
dc.titleA natureza do conhecimento tecnológico na Universidade Tecnológica Federal do Paraná: câmpus Curitiba – Paraná – Brasilpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoEsta tese trata da natureza do conhecimento tecnológico e as especialidades por meio da formação continuada de docentes da UTFPR no contexto acadêmico do ensino profissional e tecnológico. A pesquisa, de natureza qualitativa e quantitativa, compreensiva, descritiva e exploratória, está dividida em três etapas: 1) levantamento de dados - pedidos de afastamento para capacitação de docentes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná do Câmpus Curitiba - UTFPR, 2) escolha de autores e conceitos que apoiaram a discussão teórica e prática, dois conceitos fundamentais guiaram a análise: o conhecimento tecnológico e a formação continuada de docentes, 3) análise dos dados à luz da teoria e dos métodos. O texto está dividido em cinco partes. A primeira trata dos antecedentes que instituíram a política nacional para o ensino superior tecnológico no contexto da globalização. Na segunda parte, foi desenvolvida a fundamentação teórica que sustenta a discussão sobre os dados levantados e as trajetórias de formação continuada de docentes da UTFPR. A terceira parte se compõe dos procedimentos metodológicos. Foram definidas três unidades de análise: áreas tecnológicas, especialidades das áreas tecnológicas e as trajetórias de formação docente. A delimitação temporal foi balizada por dois momentos: a criação da UTFPR em 2005 e o início do levantamento de dados em 2010. Na quarta parte foram retomadas as unidades de análise para examinar o estudo de caso. As conclusões da pesquisa mostraram que, por meio das trajetórias de formação continuada de docentes, foi possível conhecer as especialidades presentes nas práticas didático-pedagógicas do ensino profissional e tecnológico. Estas especialidades compreendem as dimensões do racionalismo técnico e estão atreladas à linearidade entre as disciplinas teóricas e práticas e às escolhas dos docentes de cursos para formação.pt_BR
dc.degree.localViña del Marpt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Salazar, Leopoldo Briones-
dc.contributor.advisor-co1Silva, Maclovia Corrêa da-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
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