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dc.creatorFerreira, Arthur Augusto Alves-
dc.date.accessioned2020-05-22T20:34:06Z-
dc.date.available2020-05-22T20:34:06Z-
dc.date.issued2019-09-30-
dc.identifier.citationFERREIRA, Arthur Augusto Alves. Modelo de distribuição orçamentária: uma proposta para a Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Londrina. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4963-
dc.descriptionAcompanha: Produção técnica: Modelo de distribuição orçamentária: uma proposta para a Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Londrinapt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to develop a budgeting allocation matrix for the UTFPR, Câmpus Londrina, for the distribution of the discretionary campus budgeting resource. It was used case study, observation, bibliographic and documentary analysis to conclude the objective of this work, the research is applied and descriptive. The developed matrix is characterized by being a management support tool and based on objective guidelines and criteria, focusing on budget management, seeking to improve performance and achieve results with efficiency, effectiveness and transparency. In order to reach the objective, the variables present in the institution were identified, identified the insufficiencies of the matrix suggested by COPLAD (planning and administration board), verified the guidelines, criteria and the variables and managed, integrating the results, to develop an apportionment matrix along the proposed lines. The apportionment matrix is structured in four variables: students, faculty and administrative technicians, faculty title and institution structure. Being structured aiming at the weighting of the mathematical variables and the equality between the units and developed aiming at the equitable distribution of the resource and aimed at enabling the execution of the budget according to the principles of public administration and achieve the proposed objective in the budget efficiently and effectively. For the development of the apportionment matrix, the deliberations of COPLAD were analyzed, as well as the insufficiency of the previous apportionment matrix suggestion, the guidelines and the discretion of the campus for development. It was presented through a diagram and complementary description the workflow necessary for the application of the apportionment matrix and also the method of application of the matrix and its variables, along with applicable models in spreadsheet format for the organization and calculation of the variables of the mathematical equation. This made it possible to develop the matrix applicable to all units together with an implementation plan, contributing to transparency in the allocation of resources and ensuring the ability for the campus to meet budget objectives and move towards management effectiveness.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectOrçamentopt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades públicaspt_BR
dc.subjectFinanças públicaspt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectBudgetpt_BR
dc.subjectPublic universities and collegespt_BR
dc.subjectFinance, Publicpt_BR
dc.subjectPublic administrationpt_BR
dc.titleModelo de distribuição orçamentária: uma proposta para a Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Londrinapt_BR
dc.title.alternativeBudget distribution model: a proposed for the Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Londrinapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste estudo buscou desenvolver uma matriz de rateio para a UTFPR, Câmpus Londrina, para a distribuição do recurso orçamentário de custeio discricionário do câmpus. Foi utilizado de estudo de caso, observação, análise bibliográfica e documental para concluir o objetivo deste trabalho, a pesquisa é aplicada e descritiva. A matriz desenvolvida se caracteriza por ser uma ferramenta de apoio à gestão e pautar-se em diretrizes e critérios objetivos, com foco na gestão orçamentária, buscando a melhoria na performance e alcançar resultados com eficiência, eficácia e transparência. Para alcançar o objetivo foi identificado as variáveis presentes na instituição e as insuficiências da matriz sugerida pelo Conselho de Planejamento e Administração (COPLAD) da UTFPR, verificado a diretrizes, critérios e as variáveis e conseguir, integrando os resultados, desenvolver uma matriz de rateio nos moldes propostos. A matriz de rateio está estruturada em quatro variáveis: discentes, docentes e técnico-administrativos, titulação dos docentes e estrutura da instituição. Sendo estruturada visando o ponderamento das variáveis matemáticas e a isonomia entre as Unidades Gestoras de Recurso (UGR) e desenvolvida visando a distribuição do recurso de forma equitativa e voltada a possibilitar a execução do orçamento conforme os princípios da administração pública e atingir o objetivo proposto no orçamento de forma eficiente e eficaz. Para o desenvolvimento da matriz de rateio foi analisado as deliberações do COPLAD, foi verificado a insuficiência da sugestão anterior de matriz de rateio, as diretrizes e a discricionariedade do câmpus para o desenvolvimento. Foi apresentado por meio de diagrama e descrição complementar o fluxo de trabalho necessário para a aplicação da matriz de rateio e também o método de aplicação da matriz e de suas variáveis, juntamente com modelos aplicáveis em formato de planilha para a organização e cálculo das variáveis da equação matemática. Com isso foi possível desenvolver a matriz aplicável a todas as UGR juntamente com um plano de aplicação, contribuindo para a transparência na distribuição dos recursos e garantindo a capacidade para o câmpus atingir os objetivos do orçamento e caminhar para a efetividade da gestão.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-5431-158Xpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7802391319518546pt_BR
dc.contributor.advisor1Hopfer, Kátia Regina-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1007-9184pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0878101640585704pt_BR
dc.contributor.referee1Hopfer, Kátia Regina-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1007-9184pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0878101640585704pt_BR
dc.contributor.referee2Martins, Caroline Miria Fontes-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-0697-7499pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5379507454683459pt_BR
dc.contributor.referee3Lima, Sandra Mara Maciel de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-5917-6540pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2967697584041934pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
dc.subject.capesAdministração Públicapt_BR
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