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dc.creatorTafarelo, Silvia Cristina-
dc.date.accessioned2013-06-25T21:02:32Z-
dc.date.available2013-06-25T21:02:32Z-
dc.date.issued2013-02-26-
dc.identifier.citationTAFARELO, Silvia Cristina. As representações discursivas da tecnologia e do trabalho nas narrativas publicitárias: vídeos de produtos e serviços. 2013. 118 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/485-
dc.description.abstractThe aim of this study is to do a verbal and imagistic analysis of discourse’s representations of technological narratives showed at five advertising of products and services, investigating constant positions about technology and labor. This research considers the centrality of labor in its historical and ontological dimensions. It analyses the discourse about technology and labor in contemporary advertising pieces: Viagem - KIN – Roadtrip; TIMnet.com; Oi – Mundo Velox; Roundup - Controle Total e Mitsubishi – Encontro. All are advertising in audiovisual format aired in century XXI. The theories used were Karl Marx (1988), Friedrich Engels (1977), Herbert Marcuse (1999), Richard Sennett (2009), Jean Baudrillard (2010), Walter Benjamin (2009), Mikhail Bakhtin (2010), Nicolau Sevcenko (2001), Sandra Jatahy Pesavento (1997), Francisco Foot Hardman (1988), Maria Eduarda da Mota Rocha (2010), among others. As results of this research, can be seen, from the analysis, that advertising language is showed as an instrument of imposition of capitalist way of life, because it brings the ideology of the base material which is derived. It’s possible to see in video content analysis, ideological positions about technology and labor as: a flexibility of labor relations; disdain with labor and with past history; patterns of individuality that determine lifestyles; power technological as social power that can be transferred by consumption; man overlapping nature, even if it brings consequences; autonomy of technology, among other marks of a vision of the ruling class of this time. This research points to the possibility of advertising, in current patterns, which helps the homogenization of values and behaviors of system and serves as an ideological basis for the segments of the ruling class of capitalism.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectPublicidade - Linguagempt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectLaborpt_BR
dc.subjectPublicity - Languagept_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.subjectTechnological innovationspt_BR
dc.titleAs representações discursivas da tecnologia e do trabalho nas narrativas publicitárias: vídeos de produtos e serviçospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo do presente estudo é analisar as representações discursivas verbais e imagéticas das narrativas tecnológicas em cinco peças publicitárias de produtos e serviços, perscrutando os posicionamentos constantes nos discursos acerca de tecnologia e trabalho. Esta pesquisa considera a centralidade do trabalho em suas dimensões ontológica e histórica. Analisa os discursos sobre a tecnologia e o trabalho presentes em peças publicitárias contemporâneas Viagem - KIN – Roadtrip; TIMnet.com; Oi – Mundo Velox; Roundup - Controle Total e Mitsubishi – Encontro. Todas são em formato audiovisual veiculadas no início do século XXI. A fundamentação teórica utilizada foi buscada em Karl Marx (1988), Friedrich Engels (1977), Herbert Marcuse (1999), Richard Sennett (2009), Jean Baudrillard (2010), Walter Benjamin (2009), Mikhail Bakhtin (2010), Nicolau Sevcenko (2001), Sandra Jatahy Pesavento (1997), Francisco Foot Hardman (1988), Maria Eduarda da Mota Rocha (2010), entre outros autores. Como resultados desta pesquisa, pode-se perceber, a partir da análise das peças publicitárias, que a linguagem publicitária apresenta-se como instrumento de imposição capitalista de modo de vida, pois traz intrinsecamente a ideologia da base material de que é oriunda. Podem-se perceber, nos conteúdos dos vídeos analisados, posicionamentos ideológicos acerca da tecnologia e trabalho como a flexibilização das relações de trabalho; o desdém com o trabalho e com a história passada; os padrões da individualidade que determinam modos de vida; o poder tecnológico como poder social que pode ser transferido pelo consumo; o homem se sobrepondo à natureza, mesmo que isso traga consequências; a autonomia da tecnologia, entre outras marcas de uma visão da classe dominante desta época. Esta pesquisa assinala para a possibilidade da publicidade, nos moldes atuais, impor a homogeneização de condutas e valores nesse sistema e servir como sustentáculo ideológico para os segmentos da classe dominante do capitalismo.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Fanini, Angela Maria Rubel-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade



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