Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4797
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRossetto, Alda Fontoura-
dc.date.accessioned2020-03-25T14:10:55Z-
dc.date.available2020-03-25T14:10:55Z-
dc.date.issued2019-11-29-
dc.identifier.citationROSSETTO, Alda Fontoura. Uma proposta de sequência didática na abordagem de conceitos básicos no ensino de astronomia. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4797-
dc.description.abstractThis dissertation aims to present an educational product, starting from the students' previous knowledge about Astronomy and the Solar System, with activities that can articulate the concepts with their significant learning. The diagnostic action of the student's prior knowledge, prior to the process of teaching concepts, is based on the theory of Meaningful Learning, proposed by David Ausubel. This previous investigation was composed of 20 questions, as a starting point, in which the answers were analyzed, thus allowing to understand the degree of knowledge brought by students from their daily lives and learning from previous grades. Thus, it is concluded that most of the investigated students had difficulties in exposing the concepts related to the theme Astronomy and Solar System. However, some answers presented, contributed to the (re) significance of the concepts addressed in the proposal of the didactic sequence of this dissertation. The results obtained in the pre-test served as a basis for organizing the activities developed in the didactic sequence, promoting meaningful learning, and assisting the student in handling the technologies available in the classroom. It is hoped that the product presented in this dissertation can contribute to a better reflection on the concepts covered in the teaching of Physics and teaching practice in the classroom.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAprendizagem experimentalpt_BR
dc.subjectFísica - Experiênciaspt_BR
dc.subjectSistema solarpt_BR
dc.subjectExperiential learningpt_BR
dc.subjectPhysics - Experimentspt_BR
dc.subjectSolar systempt_BR
dc.titleUma proposta de sequência didática na abordagem de conceitos básicos no ensino de astronomiapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo apresentar um produto educacional, partindo dos conhecimentos prévios dos alunos sobre Astronomia e Sistema Solar, com atividades que possam articular os conceitos com a aprendizagem significativa dos mesmos. A ação diagnóstica dos conhecimentos prévios do estudante, anterior ao processo de ensino dos conceitos, tem fundamento na teoria da Aprendizagem Significativa, proposta por David Ausubel. Essa investigação prévia foi composta por 20 questões, como ponto de partida, na qual as respostas foram analisadas, permitindo assim compreender o grau de conhecimento trazido pelos alunos do seu cotidiano e aprendizagem das séries anteriores. Dessa forma conclui-se que grande parte dos alunos investigados, apresentou dificuldades em expor os conceitos relacionados ao tema Astronomia e Sistema Solar. No entanto, algumas respostas apresentadas, contribuíram para a (re) significação dos conceitos abordados na proposta da sequência didática dessa dissertação. Os resultados obtidos no pré-teste serviram como base para a organização das atividades desenvolvidas na sequência didática, promovendo a aprendizagem significativa, e auxiliando o aluno no manuseio das tecnologias disponíveis em sala de aula. Espera-se que o produto apresentado nessa dissertação possa contribuir para uma melhor reflexão sobre os conceitos abordados no ensino de Física e da prática docente em sala de aula.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6859838225793717pt_BR
dc.contributor.advisor1Anjos, Rita de Cassia dos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6463-2272pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5775617413825711pt_BR
dc.contributor.referee1Tonezer, Camila-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5940482633620376pt_BR
dc.contributor.referee2Longen, Fabio Rogerio-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-3968-6199pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2776557906978341pt_BR
dc.contributor.referee3Bartelmebs, Roberta Chiesa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9317595909137662pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.capesFísica/Ensino de Físicapt_BR
Aparece nas coleções:MD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sequenciadidaticaensinoastronomia.pdf13,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
sequenciadidaticaensinoastronomia_produto.pdf3,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.