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dc.creatorCastanho, Diego Solak-
dc.date.accessioned2020-03-11T17:07:59Z-
dc.date.available2020-03-11T17:07:59Z-
dc.date.issued2019-12-18-
dc.identifier.citationCASTANHO, Diego Solak. Previsão do estado de carga de bateria aplicada a veículos elétricos usando modelos lineares auto-ajustados através de algoritmos de otimização. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4758-
dc.description.abstractIn the last decades, electric vehicles have gained great popularity by their performance and efficiency. Investment in the development of this new technology is justified by increased consciousness of the environmental impacts caused by combustion vehicles such as greenhouse gas emissions that have contributed to global warming as well as the depletion of non-oil renewable energy source. Lithium-ion batteries are the most promising have been widely used for their advantageous features, forecasts such as high energy density, a large number of cycles, and low self-discharge. One of the critical factors for the correct operation of an electric vehicle is the estimation of the battery charge state. This work presents a comparison of the load state estimation (SOC), tested in four different conduction profiles, which was performed using three distinct models: Generalized Linear Model (GLM), GLM with Poisson regression and Linear interpolation (SPLINE) calibrated by 3 different optimization techniques: Genetic Algorithm (GA), Differential Evolution (DE) and Particle Swarm Optimization (PSO). The computational results showed that for the SOC prediction the most suitable model is the GLM calibrated by the PSO optimization algorithm.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectBaterias elétricaspt_BR
dc.subjectLítiopt_BR
dc.subjectVeículos elétricospt_BR
dc.subjectInteligência computacionalpt_BR
dc.subjectElectric batteriespt_BR
dc.subjectLithiumpt_BR
dc.subjectElectric vehiclespt_BR
dc.subjectComputational intelligencept_BR
dc.titlePrevisão do estado de carga de bateria aplicada a veículos elétricos usando modelos lineares auto-ajustados através de algoritmos de otimizaçãopt_BR
dc.title.alternativePredicting the state of charge of the battery applied to electric vehicles using linear models self-tuned through optimization algorithmspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoNas últimas décadas os veículos elétricos têm conquistado uma enorme popularidade pelo seu desempenho e eficiência. O investimento no desenvolvimento dessa nova tecnologia é justificado pelo aumento da conscientização sobre os impactos ambientais causados pelos veículos a combustão, como emissões dos gases do efeito estufa que têm contribuído para o aquecimento global, assim como pelo esgotamento das reservas de petróleo. As baterias de íons de lítio são as mais promissoras para aplicações em EV atualmente e vêm sendo largamente utilizadas pelas suas características vantajosas, como elevada densidade de energia, grande número de ciclos e baixa auto descarga. Um dos fatores críticos para a correta operação de um veículo elétrico é a estimação do estado de carga da bateria (SOC). Desta forma, este trabalho apresenta um comparativo de desempenho entre técnicas testadas em quatro perfis de condução diferentes, por meio do uso de 3 modelos distintos: Modelo Linear Generalizado (GLM), GLM com a regressão de Poisson e Interpolação Linear (SPLINE). Estes foram calibrados por 3 diferentes técnicas de otimização: Algoritmo Genético (GA), Evolução Diferencial (DE) e Otimização por Exame de Partículas (PSO). O resultados computacionais mostraram que para a previsão de SOC o modelo mais adequado é o GLM calibrado pelo algoritmo de otimização PSO.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-3806-6104pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4296532602703070pt_BR
dc.contributor.advisor1Corrêa, Fernanda Cristina-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4907-0395pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1495216809511536pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Siqueira, Hugo Valadares-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1278-4602pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6904980376005290pt_BR
dc.contributor.referee1Corrêa, Fernanda Cristina-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4907-0395pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1495216809511536pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Ludmila Corrêa de Alkmin e-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-1645-183Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7205004591298114pt_BR
dc.contributor.referee3Stevan Junior, Sergio Luiz-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-4783-5350pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1661935150054196pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

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