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dc.creatorPereira, Juliano da Silva-
dc.date.accessioned2020-02-06T17:20:53Z-
dc.date.available2020-02-06T17:20:53Z-
dc.date.issued2019-12-03-
dc.identifier.citationPEREIRA, Juliano da Silva. Investigação do potencial energético de estacionamentos solares fotovoltaicos quanto ao suprimento local e de veículos elétricos. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4692-
dc.description.abstractIn 2016, the transportation sector accounted for 25% of the world’s fuel-burning greenhouse gas emissions. In Brazil, this percentage is approximately 9% of the country’s total emissions, due to the strong dependence of road network for freight and passenger transportation. The use of electrical vehicles for passenger’s transportation has been increasing around the world, thus being part of the global discussion as future of mobility, and also, as a sustainable solution, due to its capacity of reducing the greenhouse gas emissions. On the other hand, this sustainable characteristic is associated with the emission factor of the electric matrix of each country. Reliancy on an electric matrix based on fossil fuels burning would eliminate the sustainable character of electric vehicles. Thanks to the large share of renewables sources in the Brazilian electricity matrix, this low emission characteristic remains. However, in the medium and long term it is necessary to identify how the new energy demand of electric vehicles will be met, keeping the emission factor of the electric sector low. Thus, this dissertation aims to investigate the synergy between electric vehicles and photovoltaic systems, as instruments of economic management, CO2 reduction and social use tool, through a pilot plant developed at Federal Technology University – Paraná, Curitiba campus, Neoville headquarters.The pilot plant developed has the capacity to charge daily from 4 to 12 electric vehicles, depending on the vehicle model and travel pattern. In the projection of deployment of solar energy generation for the entire parking lot of the UTFPR, Neoville headquarters, it would be possible to meet all the Neoville consumption, and also to generate excess credits to reduce the energy costs of the other Curitiba headquarters, meeting up to 13% of their total demand. With all this energy potential, it would also be possible to charge from 2 to 6 thousand electric vehicles per day, avoiding carbon emissions equivalent to 0,05% of Paraná State transport sector. The potential for reducing CO2 emissions from solar powered electrical vehicles is up to 98% compared to diesel, 90% compared to gasoline, 71% considering ethanol and 62% when compared to the use of the 2018 Brazilian electric matrix.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnergia solar - Aplicações industriaispt_BR
dc.subjectVeículos elétricos - Abastecimento de energiapt_BR
dc.subjectEstacionamento de automóveis - Abastecimento de energiapt_BR
dc.subjectRecursos naturais renováveispt_BR
dc.subjectEnergia - Fontes alternativaspt_BR
dc.subjectSolar energy - Industrial applicationspt_BR
dc.subjectElectric vehicles - Power supplypt_BR
dc.subjectAutomobile parking - Power supplypt_BR
dc.subjectRenewable natural resourcespt_BR
dc.subjectRenewable energy sourcespt_BR
dc.titleInvestigação do potencial energético de estacionamentos solares fotovoltaicos quanto ao suprimento local e de veículos elétricospt_BR
dc.title.alternativeEnergy potential assessment of photovoltaic parking lots regarding to local support and electrical vehiclespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEm 2016, o setor de transportes foi responsável por 25% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à queima de combustíveis no mundo. No Brasil, este percentual é de aproximadamente 9% das emissões totais do país, em consequência da forte dependência da malha rodoviária para transporte de cargas e passageiros. A utilização de veículos elétricos como meio de transporte de passageiros tem aumentado em todo o mundo, sendo assim, pauta das discussões mundiais enquanto futuro da mobilidade e, também, como solução sustentável, devido à sua capacidade de minimizar as emissões carbônicas. Por outro lado, essa característica sustentável está diretamente relacionada ao fator de emissão da matriz elétrica de cada país. A dependência de uma matriz elétrica baseada em queima de combustíveis fósseis eliminaria o caráter sustentável dos veículos elétricos. Graças a grande participação de fontes renováveis na matriz elétrica brasileira, essa característica de baixas emissões se mantém. No médio e longo prazo, entretanto, é necessário identificar de que forma a nova demanda por energia dos veículos elétricos será suprida, mantendo o fator de emissão do setor elétrico baixo. Com isso, essa dissertação visa investigar a sinergia entre veículos elétricos e sistemas fotovoltaicos, enquanto instrumentos de gestão energética, de redução de emissões de CO2 e ferramentas de uso social enquanto laboratório vivo, através de uma planta piloto desenvolvida na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Curitiba, sede Neoville. A planta piloto desenvolvida possui capacidade de atender de 4 a 12 veículos elétricos diariamente, dependendo do modelo de veículo e padrão de deslocamento. Na projeção de implantação de geração de energia solar para todo o estacionamento da sede Neoville da UTFPR, seria possível atender todo o consumo da sede, além de gerar créditos excedentes para abatimento dos gastos energéticos das demais sedes do campus Curitiba, atendendo até 13% da demanda das mesmas. Com esse potencial energético, também seria possível atender de 2 a 6 mil veículos elétricos por dia, evitando emissões carbônicas a um montante equivalente a 0,05% das emissões do setor de transporte do estado do Paraná. O potencial de redução de emissão de CO2 oriundas da utilização de veículos elétricos alimentados por energia solar, é de até 98% quando comparado ao uso do diesel, de 90% comparado ao uso da gasolina, de 71% levando em consideração o etanol e 62% quando se compara com o uso da matriz elétrica brasileira de 2018.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-2553-0828pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2104757703487759pt_BR
dc.contributor.advisor1Urbanetz Junior, Jair-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9355-1730pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2654512569280452pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Alessandra de Castro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4604984527132841pt_BR
dc.contributor.referee2Urbanetz Junior, Jair-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-9355-1730pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2654512569280452pt_BR
dc.contributor.referee3Gadda, Tatiana Maria Cecy-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-7918-2104pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1544476939496232pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIA::GERACAO DA ENERGIA ELETRICApt_BR
dc.subject.capesEngenharia Civilpt_BR
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