Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4602
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreitas, Lucas Bueno de-
dc.date.accessioned2019-12-11T21:43:51Z-
dc.date.available2019-12-11T21:43:51Z-
dc.date.issued2019-10-04-
dc.identifier.citationFREITAS, Lucas Bueno de. É que pra mim vocês são invisíveis: relações de gênero em aulas de ciências do ensino fundamental. 2019. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4602-
dc.description.abstractThe aim of this paper is to analyze the manifestations of gender stereotypes, based on patriarchal culture, on the relationship between girls and boys in the daily science classes of the 4th and 5th grade of elementary school in a municipal school in Pinhais - PR. This objective was delimited from one problem: the lower number of women in scientific and technological professions. Of the different possible approaches to explaining this numerical difference, I opted for elementary school, when children are not yet defining their professional future, but are in the early stages of the learning process that will culminate in such a definition. The methodology chosen for the research was the qualitative approach, adopting methods of ethnographic studies. After choosing the school for the research, a questionnaire was conducted with the children, to know the professional reality of their families, their professional dreams and identify the children's imaginary about a person who works as a scientist. After a year of ethnography I chose four categories for analysis: the first is an analysis of how gender representations are manifested by children; the second is the analysis of the interaction of these representations with scientific knowledge under the teacher's ministry and guidance; the third analyzes this gender relationship during the group work proposed by science teachers, in which children have greater freedom and self-management of knowledge; the fourth and final category will analyze the confrontations and resistances expressed by girls. The thesis obtained after the research is that patriarchy interferes with the teaching-learning process of girls, with patterns and stereotypes that are not consistent with the development of scientific knowledge.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDiscriminação de sexo contra as mulherespt_BR
dc.subjectAntropologia educacionalpt_BR
dc.subjectIdentidade de gênero na educaçãopt_BR
dc.subjectEstudos feministaspt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectSex discrimination against womenpt_BR
dc.subjectEducational anthropologypt_BR
dc.subjectGender identity in educationpt_BR
dc.subjectWomen's studiespt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.titleÉ que pra mim vocês são invisíveis: relações de gênero em aulas de ciências do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeFor me you are invisible: gender relations in elementary school's science classpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é analisar as manifestações de estereótipos de gênero, baseados na cultura patriarcal, nas relações entre meninas e meninos no cotidiano das aulas de ciências do 4º e 5º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Pinhais – PR. Tal objetivo foi delimitado a partir de um problema: o número inferior de mulheres em profissões científicas e tecnológicas. Das diferentes abordagens possíveis para explicar tal diferença numérica, optei pela educação básica, momento em que as crianças não estão definindo seu futuro profissional, porém são os primeiros passos do processo de aprendizagem que culminarão em tal definição. A metodologia escolhida para a pesquisa foi a de abordagem qualitativa, adotando métodos de estudos etnográficos. Uma vez elegida a escola para a pesquisa foi realizada a aplicação de um questionário com as crianças para conhecer a realidade profissional de suas famílias, seus sonhos profissionais e identificar o imaginário delas sobre uma pessoa que trabalha como cientista. Após um ano de presença em sala de aula, observando o que acontecia naquele espaço, elegi quatro categorias para análise: a primeira é uma análise de como as representações de gênero são manifestadas pelas crianças; a segunda é a análise da interação dessas representações com o saber científico sob o ministério e orientação da professora; a terceira analisa a relação de gênero durante os trabalhos em grupo proposto pelas professoras de ciências, nos quais as crianças têm maior liberdade e autogestão do conhecimento; a quarta e última categoria analisou os enfrentamentos e resistências expressos pelas meninas. A tese obtida após a realização da pesquisa é de que o patriarcado interfere no processo de ensino-aprendizagem das meninas, embotando padrões e estereótipos não condizentes com o desenvolvimento do conhecimento científico.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9264675673476606pt_BR
dc.contributor.advisor1Casagrande, Lindamir Salete-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0187104361289192pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Ângela Maria Freire de Lima e-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3131920317976457pt_BR
dc.contributor.referee2Tortato, Cintia de Souza Batista-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0225705256573236pt_BR
dc.contributor.referee3Casagrande, Lindamir Salete-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0187104361289192pt_BR
dc.contributor.referee4Carvalho, Marília Gomes de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5881969503611262pt_BR
dc.contributor.referee5Kovaleski, Nadia Veronique Jourda-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/7344004573418682pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_D_Freitas,Lucas_Bueno_de_2019.pdf1,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.