Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4567
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBastos, Stephanie Freires-
dc.date.accessioned2019-11-19T14:46:48Z-
dc.date.available2019-11-19T14:46:48Z-
dc.date.issued2019-06-14-
dc.identifier.citationBASTOS, Stephanie Freires. Percepções sobre a qualificação profissional para adolescentes egressos e em cumprimento de medidas socioeducativas de prestação de serviços comunitários ou liberdade assistida: o projeto Tempo de Despertar. 2019. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4567-
dc.description.abstractThe objective of this dissertation is to analyze the possibilities of professional qualification for the social transformation of the adolescents who are graduates and in fulfillment of socio-educational measures of community service and / or assisted freedom, based on the case study of a group of the Learning Program entitled Awakening Time. The Project is developed through a partnership signed between the Municipality of Araucária, the Public Ministry of the State of Paraná and a teaching institution that we will call a Keeping Institution to maintain secrecy. It is based on the foundations of historical and dialectical materialism, and it is used as methodology the bibliographical research for the structuring of the theoretical reference, documentary research of the legislation referring to adolescents in fulfillment of socio-educational measures, and instruments of data collection as semi-structured interviews carried out with the adolescents and technical team participating in the Program to carry out the analysis of possible perceptions about the transformation of the social reality of the adolescents in question. We sought to present results about the possibilities of transforming the social reality of the adolescents who participated in the program, as well as verifying the level of schooling and its future perspective. The intention was to understand if the strategy of the development of Learning Program, as a possibility of social interaction in new environments, brought to the adolescent a new perspective of life. It is concluded that the passage through the Project Time of Awakening facilitated to make possible a change in the social reality of the adolescents of socioeducation, in order to compete for non-recurrence in situations that led them to the exercise of socio-educational measures.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAssistência a menores - Araucária (PR) - Estudo de casospt_BR
dc.subjectQualificações profissionaispt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectDelinquentes juvenis - Assistência em instituiçõespt_BR
dc.subjectDelinquentes juvenis - Reabilitaçãopt_BR
dc.subjectServiços correcionais comunitáriospt_BR
dc.subjectEducação para o trabalhopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectChild welfare - Araucária (PR) - Case studiespt_BR
dc.subjectVocational qualificationspt_BR
dc.subjectOccupational trainingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectPerceptionpt_BR
dc.subjectJuvenile delinquents - Institutional carept_BR
dc.subjectJuvenile delinquents - Rehabilitationpt_BR
dc.subjectCommunity service (Punishment)pt_BR
dc.subjectCareer educationpt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.titlePercepções sobre a qualificação profissional para adolescentes egressos e em cumprimento de medidas socioeducativas de prestação de serviços comunitários ou liberdade assistida: o projeto Tempo de Despertarpt_BR
dc.title.alternativePerceptions about the professional qualification for adolescent graduates and in compliance with socio-educational measures of community service delivery or assisted freedom: the project Tempo de Despertarpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem por objetivo analisar as possibilidades da qualificação profissional para a transformação social dos adolescentes egressos e em cumprimento de medidas socioeducativas de prestação de serviços comunitários e/ou liberdade assistida, tomando como base o estudo de caso de uma turma do Programa de Aprendizagem intitulado Tempo de Despertar. O Projeto é desenvolvido através de uma parceria firmada entre a Prefeitura do Município de Araucária, o Ministério Público do Estado do Paraná e uma instituição de ensino que intitularemos de Instituição Mantenedora para mantermos o sigilo. Apoia-se nos fundamentos do materialismo histórico e dialético, e utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica para a estruturação do referencial teórico, pesquisa documental da legislação referente a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, e instrumentos de coleta de dados como entrevistas semiestruturadas realizadas com os adolescentes e equipe técnica participante do Programa para realizar a análise das possíveis percepções sobre a transformação da realidade social dos adolescentes em questão. Buscou-se apresentar resultados em torno das possibilidades de transformação da realidade social dos adolescentes que participaram do programa, além de verificar o nível de escolaridade e sua perspectiva de futuro. Pretendeu-se compreender se a estratégia do desenvolvimento de Programa de Aprendizagem, como possibilidade de convívio social em novos ambientes, trouxe ao adolescente uma nova perspectiva de vida. Conclui-se que a passagem pelo Projeto Tempo de Despertar contribuiu para tornar possível uma mudança na realidade social dos adolescentes da socioeducação, no sentido de concorrer para a não reincidência em situações que os levaram ao exercício das medidas socioeducativas.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5019028066062247pt_BR
dc.contributor.advisor1Amorim, Mário Lopes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5344824750599654pt_BR
dc.contributor.referee1Dias, Maria Sara de Lima-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4807954398668607pt_BR
dc.contributor.referee2Mocelin, Márcia Regina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9090961981502357pt_BR
dc.contributor.referee3Bernardim, Márcio Luiz-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0503194694586499pt_BR
dc.contributor.referee4Amorim, Mário Lopes-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5344824750599654pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_M_Bastos,_Stephanie_Freires_2019.pdf1,93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.