Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4564
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Claudia Bordin Rodrigues da-
dc.date.accessioned2019-11-14T19:54:00Z-
dc.date.available2019-11-14T19:54:00Z-
dc.date.issued2019-09-13-
dc.identifier.citationSILVA, Claudia Bordin Rodrigues da. Consciência e ação em design de interação: recursos e práticas educacionais abertas para o esperançar. 2019. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4564-
dc.descriptionAcompanha: Dia1: esperança, sonho, projeto e futuro; Projetar para a esperança; Cultura&interações: o concreto, o contraditório e os conceitos de tecnologia; Esperançarpt_BR
dc.description.abstractIn the context of Interaction Design (ID) education, related to studies in Design and Human Computer Interaction (HCI), this thesis deals with the hopes needed for critical education and freedom, in relation to formal education, through the pedagogical thinking of the educator Paulo Freire. From the methodological perspective that intersects qualitative research, institutional data of courses, curricula and disciplines, experiences of educational practices in the areas of design and computing, I present a study of how formal Interaction Design Education is presented today in Brazil. Identifying the concepts of banking (bancarismo) through the critic theory of antidialogical action (FREIRE, 1968; 2016), this research portrays a map of how this education presents itself in a fragmented way, incorporating aspects of cultural domination and invasion, oriented towards separation, disunity and dehumanization. It is understood the need to broaden the support mediations for students and educators, enabling them to produce collectively and collaboratively, overcoming the border aspects between formative areas, from a broader view of culture and society in their humanizing aspects. As a resource for the project's collective and individual hopes, I contribute with a set of open educational resources (OER) and practices, based on Freire's methodologies and approaches, to the production of humanistic concepts in project-oriented studies about science, technology, society, and culture (STS) uses and reflections on digital computer artifacts.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectRecursos eletrônicos de informaçãopt_BR
dc.subjectRecursos de rede de computadorpt_BR
dc.subjectEducação abertapt_BR
dc.subjectInteração homem-máquinapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectElectronic information resourcespt_BR
dc.subjectComputer network resourcespt_BR
dc.subjectOpen learningpt_BR
dc.subjectHuman-computer interationpt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.titleConsciência e ação em design de interação: recursos e práticas educacionais abertas para o esperançarpt_BR
dc.title.alternativeInteraction design consciousness and action: open educational resources and practices for hopept_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoNo contexto da educação em Design de Interação (DI), relacionada aos estudos em Design e da Interação Humano Computador (IHC), esta tese versa sobre as esperanças necessárias para uma educação crítica e para a liberdade, no que tange educação formal, por meio do pensamento pedagógico do educador Paulo Freire. A partir da perspectiva metodológica que intersecciona pesquisas qualitativas, dados institucionais de cursos, currículos e disciplinas, vivências a partir de práticas educativas nas áreas de design e computação, exponho um estudo de como se apresenta a educação formal em Design de Interação hoje no Brasil, identificando os conceitos de bancarismo. Por meio da crítica da teoria da ação antidialógica (FREIRE, 1968; 2016), a pesquisa retrata um mapa de como essa educação se apresenta de modo fragmentado, incorporando aspectos da dominação e da invasão cultural, orientada a separação, desunião e desumanização. Entende-se a necessidade de ampliação das mediações de apoio a estudantes e educadores/as, que permitam produzir coletivamente e na colaboração, superando os aspectos limítrofes entre áreas formativas, a partir de uma visão ampliada sobre cultura e sociedade em seus aspectos humanizadores. Como recurso às esperanças coletivas e individuais do projeto, contribuo com a criação de um conjunto de recursos educacionais abertos, a partir de metodologias e abordagens freirianas, para a produção de conceitos humanistas nos estudos em ciência, tecnologia, sociedade e cultura (CTS), orientados a projetos, usos e reflexões sobre os artefatos digitais computacionais.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8511860334999725pt_BR
dc.contributor.advisor1Merkle, Luiz Ernesto-
dc.contributor.advisor1IDhttp://orcid.org/0000-0002-4153-1102pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2227304067293085pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Amaral, Marilia Abrahão-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9327-223Xpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9319101798473279pt_BR
dc.contributor.referee1Everling, Marli Teresinha-
dc.contributor.referee1IDhttp://orcid.org/0000-0002-1310-9502pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4689296432125391pt_BR
dc.contributor.referee2Gasparini, Isabela-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-8094-9261pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3262681213088048pt_BR
dc.contributor.referee3Almeida, Leonelo Dell Anhol-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-0222-9138pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4597216569899545pt_BR
dc.contributor.referee4Guimarães, Ana Lúcia Santos Verdasca-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1410625675642067pt_BR
dc.contributor.referee5Bueno, Natalia de Lima-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/6195085859400910pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons