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dc.creatorKroetz, Camila-
dc.date.accessioned2019-11-06T14:21:19Z-
dc.date.available2019-11-06T14:21:19Z-
dc.date.issued2019-08-06-
dc.identifier.citationKROETZ, Camila. A internacionalização da educação superior no contexto da cooperação sul-sul: uma análise do Programa Estudantes Convênio de Pós-graduação (PEC-PG). 2019. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4525-
dc.description.abstractThe present study is an exercise of public policy analysis, having as it outlines the moment of the political cycle and the resignation on the decision agenda. The main objective of the dissertation is to analyze how the Postgraduate Student Agreement Program (PEC-PG) relates to the movements of internationalization of Higher Education, based on policy analysis. Therefore, the methodological approach built for the present study is related to the qualitative approach, centered on considering the perspective of descriptive research. Kingdon's Multiple Flow Model is used as an analytical framework. Among the main considerations of the study, it is observed that the flow of problems demonstrates relevant information about the problem of internationalization of Higher Education in Brazil, as well as its tensions in relation to objectives aimed at South-South cooperation. In relation to the flow of alternatives, it is noticeable in the categories of values involved and technical feasibility, which permeates the issues related to the internationalization of higher education in the globalized world. The political flow, in turn, stands out for identifying times when the internationalization of Higher Education was being evidenced worldwide, but mainly, in the needs of Brazil and developing countries. From the coupling of the three flows, it is clear that the problem was evident, having technical feasibilities and favorable national humor that favored the entry of the PEC-PG Program into the agenda setting.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPolítica pública - Análisept_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectProgramas de intercâmbio de estudantespt_BR
dc.subjectPublic policy - Analysispt_BR
dc.subjectEducation, Higherpt_BR
dc.subjectStudent exchange programspt_BR
dc.titleA internacionalização da educação superior no contexto da cooperação sul-sul: uma análise do programa estudantes convênio de pós-graduação (pec-pg)pt_BR
dc.title.alternativeInternationalization of Higher Education in the South-South Cooperation context: an analysis of the Programa Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO presente estudo trata-se de um exercício de análise de política pública, possuindo como recorte o momento do ciclo de político de conformação da agenda decisória. O objetivo central da dissertação é analisar como o Programa Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) se relaciona com os movimentos da internacionalização da Educação Superior, a partir da análise de políticas. Para tanto, o percurso metodológico construído para o presente estudo relaciona-se com a abordagem qualitativa, centrada em considerar a perspectiva da pesquisa descritiva. O Modelo de Múltiplos Fluxos de Kingdon é utilizado como referencial analítico. Dentre as principais considerações do estudo, observa-se que o fluxo de problemas demonstra informações relevantes a respeito da problemática da internacionalização da Educação Superior no Brasil, assim como os seus tensionamentos em relação a objetivos voltados a cooperação Sul-Sul. Em relação ao fluxo de alternativas, percebe-se destaque nas categorias de valores envolvidos e viabilidade técnica, por onde perpassa as questões relacionadas a internacionalização da Educação Superior frente ao mundo globalizado. O fluxo político, por sua vez, destaca-se por identificar momentos em que a internacionalização da Educação Superior estava sendo evidenciada mundialmente, principalmente no contexto do Brasil e de países em desenvolvimento. A partir do acoplamento dos três fluxos, percebe-se que o problema estava evidente, possuindo viabilidades técnicas e humor nacional favorável que contribuíram para a entra do Programa PEC-PG na agenda decisória.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3940382429307138pt_BR
dc.contributor.advisor1Pezarico, Giovanna-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2031390761559720pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Peloso, Franciele Clara-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7772233403286491pt_BR
dc.contributor.referee1Pezarico, Giovanna-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2031390761559720pt_BR
dc.contributor.referee2Beal, Marcos Antônio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5338911678828405pt_BR
dc.contributor.referee3Bernartt, Maria De Lourdes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1982876455910216pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional

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