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dc.creatorCapelini, Luiz Fernando-
dc.date.accessioned2019-09-24T18:29:44Z-
dc.date.available2019-09-24T18:29:44Z-
dc.date.issued2019-02-23-
dc.identifier.citationCAPELINI, Luiz Fernando. O funcionamento do olho humano: uma sequência didática para o ensino de óptica geométrica no ensino médio. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4462-
dc.descriptionAcompanha: Produto educacional: sequência didática para o ensino da óptica do olho humanopt_BR
dc.description.abstractIn this master dissertation, we present a didactic sequence on the functioning of the human eye. This sequence may be used as part of the geometric optics teaching at the high school level. The dissertation begins with a brief introduction to geometrical optics and to the anatomical constitution of the eye. Then, we present a didactic sequence - with an experimental character - on the functioning of the human eye. The complete didactic sequence - which constitutes our educational product - is in the appendix of the dissertation. In developing this didactic sequence, we emphasize the interaction of students with various objects, such as the dissection of a bull's eye and the assembly of models that represent the human eye in a simplified way. As part of our data collection, we developed a questionnaire, to be applied at the beginning and at the end of the activity. Our proposal, guided by Lev Vygotsky’s theory of cognitive development, stimulates the students' interaction in debates, so that through interaction they can make hypotheses, and can test and discuss them. This didactic sequence was implemented in a private school in the city of Maringá, in the state of Paraná, Brazil. We report on this activity, qualitatively exposing the results obtained both in the questionnaires and in the interventions of the students, which were recorded. We found that this approach stimulated the students’ interest as well as led them to a better understanding of the concepts of geometrical optics.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectOlhospt_BR
dc.subjectÓptica geométricapt_BR
dc.subjectRefraçãopt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectPhysicspt_BR
dc.subjectEyept_BR
dc.subjectGeometrical opticspt_BR
dc.subjectRefractionpt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.titleO funcionamento do olho humano: uma sequência didática para o ensino de óptica geométrica no ensino médiopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoNesta dissertação, propomos uma sequência didática sobre o funcionamento do olho humano voltada ao ensino de óptica geométrica para alunos de Ensino Médio. Assim, começamos a dissertação com uma breve revisão de óptica geométrica e com uma introdução à constituição anatômica do olho. Em seguida, apresentamos uma sequência didática de cunho experimental sobre o funcionamento do olho humano. A sequência didática na íntegra (que constitui nosso produto educacional) pode ser encontrada no apêndice da dissertação. Ao elaborarmos essa sequência didática, valorizamos a interação dos alunos com vários objetos, como a dissecação de um olho de boi e a montagem de modelos que representem de forma simplificada o olho humano. Para a coleta de dados, elaboramos um questionário, a ser aplicado no início e ao final da atividade. Nossa proposta, norteada pela teoria de desenvolvimento cognitivo de Lev Vygotsky, estimula a interação dos alunos em debates, de tal modo que, pela interação, os alunos possam levantar hipóteses, testá-las e discuti-las. Essa sequência didática foi implementada em uma escola particular na cidade de Maringá, PR. Assim, em seguida, fazemos um relato dessa atividade, expondo qualitativamente os resultados obtidos tanto nos questionários como em intervenções dos alunos, que foram gravadas. Verificamos que essa abordagem estimulou o interesse dos alunos, assim como conduziu a uma melhor compreensão dos conceitos da óptica geométrica.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1020393149501776pt_BR
dc.contributor.advisor1Maia, Thiago Hartz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7199194272764660pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Batista, Michel Corci-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4568162557688883pt_BR
dc.contributor.referee1Maia, Thiago Hartz-
dc.contributor.referee2Santos, Oscar Rodrigues dos-
dc.contributor.referee3Sakai, Otavio Akira-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Físicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.capesFísica/Ensino de Físicapt_BR
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