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dc.creatorMartins, Mariel-
dc.date.accessioned2019-09-24T17:19:46Z-
dc.date.available2019-09-24T17:19:46Z-
dc.date.issued2019-02-22-
dc.identifier.citationMARTINS, Mariel. Uma proposta de ensino do movimento oblíquo no ensino médio. 2019. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4457-
dc.descriptionAcompanha: Produto educacional: uma proposta de ensino do movimento oblíquo no ensino médiopt_BR
dc.description.abstractThe study of oblique motion is recorded in kinematics, without referring to a group of studies on the movement of bodies. This stage of study, the students must take theoretical basis; The objective of this work is to verify that we can design on the oblique approach the experimental, simulated and analyzed with educational software. For more information, it is important to have access to physics, such as uniform motion and evenly varying motion. These studies are provided in the work, having the studies are the knowledge in the organically are did the curriculum. To reach the objectives, a sequence of activities was developed that presented: the historical context of the evolution of the oblique movement; previous view, in particular of kinematics; situations problems; experimental activity; with Algodôo educational software and observations of the experimental activity with Tracker software. For this, it uses theoretical principles of the mediation theory of Vygotsky, with its relation between student, object of study and teacher. This product was applied in three public school colleges, in different high school classes, and in three different cities, which are the result of their results that are proving effective in promoting a greater relationship of the student with this phenomenon, providing collective and individual participation in student learning, characteristics coveted in any teaching methodology.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectMovimentopt_BR
dc.subjectFísica - Experiênciaspt_BR
dc.subjectPhysicspt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectMotionpt_BR
dc.subjectPhysics - Experimentspt_BR
dc.titleUma proposta de ensino do movimento oblíquo no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeA proposal of oblique motion teaching in high schoolpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO estudo do movimento oblíquo é resumo contextualizado na cinemática, que por sua vez, é ramo da mecânica que estuda o movimento dos corpos, sem levar em consideração as massas ou causas do movimento. Normalmente, neste estágio de estudo, os alunos adquirem embasamento teórico observável nas mais variadas formas de aplicação do conteúdo de movimento. O objetivo principal deste trabalho foi mostrar e verificar se podemos atribuir ao movimento parabólico uma abordagem experimental, simulada e analisada com softwares educacionais. Para chegar a esta conclusão foram abordados conteúdos importantes da Física, como movimento uniforme e movimento uniformemente variado. Estes conceitos são apresentados superficialmente neste trabalho, tendo em vista que são conhecimentos prévios que o aluno já deveria ter estudado nesta componente curricular. Para atingir os objetivos, foi desenvolvida uma sequência de atividades nos quais foram apresentados: o contexto histórico da evolução do estudo do movimento parabólico; conceitos já estudados em aulas anteriores de física, em especial da cinemática; algumas situações problemas; atividades experimentais; simulação com software educacional Algodoo e observação da atividade experimental com software Tracker, ambos de livre produção. Para isso, foram utilizados, como princípios norteadores teóricos, a teoria da mediação de Vigotsky, que em síntese, relaciona aluno, objeto de estudo e professor. O produto educacional desenvolvido foi aplicado em três colégios da rede pública de ensino do Estado do Paraná, em diferentes turmas do ensino médio, e em três cidades diferentes. Os resultados obtidos indicam que esta atividade foi efetiva em promover uma melhor compreensão, por parte do aluno, com relação a este fenômeno e proporcionou participações coletivas e individuais do corpo docente envolvido, características cobiçadas em qualquer metodologia de ensino.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3604889028054360pt_BR
dc.contributor.advisor1Laczkoswki, Ivan Marcelo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9125564173199172pt_BR
dc.contributor.referee1Laczkoswki, Ivan Marcelo-
dc.contributor.referee2Deimling, Cesar Vanderlei-
dc.contributor.referee3Jesus, Manoel Messias Alvino de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Físicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.capesFísica/Ensino de Físicapt_BR
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