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dc.creatorIadocicco, Fernanda Neves-
dc.date.accessioned2019-09-05T14:08:56Z-
dc.date.available2019-09-05T14:08:56Z-
dc.date.issued2019-07-10-
dc.identifier.citationIADOCICCO, Fernanda Neves. A construção do plano de desenvolvimento institucional no contexto do Instituto Federal de São Paulo: contributos à democratização da gestão pedagógica. 2019. 207 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4390-
dc.description.abstractThe democratization of educational management is a key factor in ensuring community participation in school decisions, which contributes to the construction of a fair and quality education for all. In the elaboration of its Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) (Institutional Development Plan (IDP)), Higher Education Institutions and Federal Institutes of Education have the opportunity to experience a democratic process, bringing together all educational subjects in the definition of their mission and the strategies necessary for the achievement of their goals and objectives. This study aims to analyze the process of Federal Institute of São Paulo (IFSP) construction of the PDI (2014-2018), especially regarding its contributions to democratize the pedagogical management of the institution. The qualitative research is based consolidated through an institutional case study on a bibliographic analysis that explores theoretical approaches on the subject and a documental analysis, based on educational legislation and institutional documents, such as the Relatórios de Gestão (Management Reports) and the Plano de Desenvolvimento Institucional (Institutional Development Plan), being that for the data collection also questionnaires and interviews were used as investigative tools. As a result, the analysis of the pedagogical aspects indicated advances in the PDI/IFSP/2014-2018 elaboration, built collectively, contributing to the institutional democratization of the pedagogical management. However, there are challenges to improve this construction, where the incentive for greater community participation is essential for the local productive arrangements development and for the recognition of the needs and particularities of each region where the IFSP is installed. It is worth emphasizing the importance of pedagogical management democratization to meet the community demand and thus to form a citizen with specific abilities and competences to attend it, in this sense, it is concluded that the democracy and participation learning is something that must be lived continuously, in a constant exercise, within the context of the IFSP.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades públicaspt_BR
dc.subjectDemocratizaçãopt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectOrganizational changept_BR
dc.subjectPublic universities and collegespt_BR
dc.subjectDemocratizationpt_BR
dc.subjectPublic administrationpt_BR
dc.titleA construção do plano de desenvolvimento institucional no contexto do Instituto Federal de São Paulo: contributos à democratização da gestão pedagógicapt_BR
dc.title.alternativeThe construction of the Institutional Development Plan in the context of the Federal Institute of São Paulo: contributions to the democratization of pedagogical managementpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA democratização da gestão educacional é fator preponderante quando o debate se volta à participação da comunidade nas decisões escolares, o que contribui para a construção de uma educação equitativa e de qualidade para todos. Na elaboração de seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) as Instituições de Ensino Superior e os Institutos Federais de Educação têm a oportunidade de vivenciar um processo democrático, congregando todos os sujeitos educativos na definição de sua missão e das estratégias necessárias para o alcance de suas metas e objetivos. Este estudo objetiva analisar o processo de construção do PDI (2014-2018) do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), especialmente quanto às suas contribuições para democratizar a gestão pedagógica da instituição. A pesquisa, de natureza qualitativa, se consolidada por meio de um estudo de caso institucional e se estrutura a partir de uma análise bibliográfica que explora os enfoques teóricos sobre o tema e de uma análise documental, pautada na legislação educacional e nos documentos institucionais, como os Relatórios de Gestão e o Plano de Desenvolvimento Institucional, sendo que para o levantamento de dados também foram utilizados questionários e entrevistas como instrumentos de investigação. Como resultado, a análise dos aspectos pedagógicos indicou avanços na elaboração do PDI/IFSP/2014-2018, construído coletivamente, contribuindo para democratização da gestão pedagógica da instituição. Ressalta-se, contudo, a existência de desafios para aprimorar esta construção, aonde o incentivo para maior participação da comunidade é essencial para o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais e para o reconhecimento das necessidades e particularidades de cada região onde o IFSP está instalado. Vale destacar a importância da democratização da gestão pedagógica para atender a demanda da comunidade e assim formar um cidadão com habilidades e competências específicas para atendê-la, nesse sentido, conclui-se que o aprendizado da democracia e da participação é algo que deve ser vivido continuamente, em perene exercício, dentro do contexto do IFSP.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8635071246060819pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Oséias Santos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4224600108048834pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Oséias Santos de-
dc.contributor.referee2Souza, Kellcia Rezende-
dc.contributor.referee3Rasoto, Vanessa Ishikawa-
dc.contributor.referee4Bacila, Maria Sílvia-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
dc.subject.capesAdministração Públicapt_BR
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