Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4319
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarczyszyn, Guilherme Lincon-
dc.date.accessioned2019-08-07T14:46:02Z-
dc.date.available2019-08-07T14:46:02Z-
dc.date.issued2019-06-26-
dc.identifier.citationBARCYZSZYN, Guilherme Lincon. Sistema colaborativo para planejamento de rotas para cadeirantes. 2019. 71 f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4319-
dc.description.abstractRoute planning is a challenging problem for urban computing that usually involves the processing of a huge amount of data and collaborative user feedback. Traditionally, route planning services are street-based, that is, even paths for a pedestrian are suggested in terms of streets. However such models are not suitable for users with certain disabilities. To address this problem, we describe in this dissertation a sidewalk-based model to accommodate the needs for a wheelchair route planning service. The model is mathematically defined as a graph, where the vertices are the city block corners and the edges are the sidewalks or crosswalks. The edge costs are derived from important accessibility features, such as distance, path inclination, and existence and maintenance conditions of curb ramps, crosswalks and sidewalks. The model has been organized such as the user feedback is considered to help updating the model when accessibility issues are detected, by wheelchair users and companions, or solved, by the department of city planning. We also present a route planning algorithm that provides a set of alternative routes based on accessibility conditions, and a shortcut recommender algorithm to support accessibility related decision making by the department of city planning. Besides, it was developed an API to provide shortest-path using sidewalks. Experiments, by using PgRouting and PostGIS with open data, are reported for a Brazilian city neighborhood in order to validate the model and the route planning service.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectParaplégicospt_BR
dc.subjectPessoas com deficiência - Orientação e mobilidadept_BR
dc.subjectComputadores e pessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectProjeto de acessibilidadept_BR
dc.subjectArquitetura e deficientes físicospt_BR
dc.subjectTeoria dos grafospt_BR
dc.subjectModelos matemáticospt_BR
dc.subjectParaplegicspt_BR
dc.subjectPeople with disabilities - Orientation and mobilitypt_BR
dc.subjectComputers and people with disabilitiespt_BR
dc.subjectBarrier-free designpt_BR
dc.subjectArchitecture and the handicappedpt_BR
dc.subjectGraph theorypt_BR
dc.subjectMathematical modelspt_BR
dc.titleSistema colaborativo para planejamento de rotas para cadeirantespt_BR
dc.title.alternativeCollaborative system for wheelchair route planpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoPlanejamento de rotas é um desafio para a computação urbana que, de maneira geral, envolve o processamento de uma grande quantidade de dados, além do feedback dos usuários. Tradicionalmente, os serviços de planejamento de rota são baseados em ruas, isto é, mesmo um caminho para um pedestre ´e fornecido utilizando ruas. Entretanto, tais modelos não são adequados para usuários com certas deficiências. A fim de resolver tal problema, essa dissertação apresenta um modelo baseado em calcadas visando suprir as necessidades de um cadeirante por meio de um serviço de planejamento de rotas. O modelo ´e matematicamente definido como um grafo, em que os vértices são as esquinas e as arestas são as calcadas ou cruzamentos. Os custos de cada aresta são obtidos de diversos fatores como distância, inclinação e a condição/manutenção das rampas, cruzamentos e calçadas. O modelo foi pensado de maneira que o feedback do usuário fosse considerado durante a atualização de suas informações com dados de cadeirantes sobre problemas de acessibilidade e de problemas resolvidos pelo departamento de planejamento urbano da cidade. E apresentado ainda um algoritmo de planejamento de rotas que fornece um conjunto de rotas alternativas baseadas em condições de acessibilidade e um algoritmo de recomendação de atalhos para auxiliar a tomada de decisões pelo departamento de planejamento urbano da cidade. Além disso, foi desenvolvida uma API para o fornecimento dos serviços de caminho mínimo em calçadas. Experimentos, usando pgRouting e o PostGIS com dados abertos foram realizados em um bairro de uma cidade brasileira a fim de validar o modelo e o serviço de planejamento de rotas.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4517405010292927pt_BR
dc.contributor.advisor1Kozievitch, Nádia Puchalski-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9727123750824948pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Minetto, Rodrigo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8366112479020867pt_BR
dc.contributor.referee1Ziviani, Artur-
dc.contributor.referee2Berardi, Rita Cristina Galarraga-
dc.contributor.referee3Kozievitch, Nádia Puchalski-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Computação Aplicadapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.subject.capesCiência da Computaçãopt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGCA_Barczyszyn, Guilherme Lincon_2019.pdf12,98 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.