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dc.creatorCuzinsky, Fernando Cesar-
dc.date.accessioned2019-07-30T17:45:38Z-
dc.date.available2020-05-06-
dc.date.available2019-07-30T17:45:38Z-
dc.date.issued2019-05-06-
dc.identifier.citationCUZINSKY, Fernando Cesar. Identifying the roadmap for passenger transportation in Curitiba by means of LCA and mathematical optimization. 2019. 111 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica e de Materiais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4277-
dc.description.abstractIn order to set the priorities of strategies for climate change mitigation in cities, this work proposes roadmaps for passenger transportation for the city of Curitiba between 2017 and 2035. We suggested an integrated approach that combines backcasting scenarios, Life Cycle Assessment (LCA) and mathematical optimization to prioritize the activities and develop the roadmaps. The quantitative roadmap for passenger transportation was modeled as a mixedinteger linear programming (MILP). Global Warming Potential and Global Temperature Potential impacts were analyzed. From our approach it was found that for both roadmaps, subway does not need to be implemented, and urban buses can supply the transportation demand. Whether an improvement would occur in public transportation, increasing its participation in passenger transportation, the Global Warming Potential for 100 years can be 28% lower in 2035 compared to the baseline scenario. This baseline is also defined by GWP100 impact. This research yields a model to estimate the cities’ impacts and to develop quantitative roadmaps to reduce the climate change for passenger transportation. In addition, the present findings provide two roadmaps for public and individual transportation for Curitiba.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectCiclo de vida do produto - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectProgramação linearpt_BR
dc.subjectPlanejamento urbanopt_BR
dc.subjectImpacto ambiental - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectTransportes - Planejamentopt_BR
dc.subjectTransportes - Trânsito de passageirospt_BR
dc.subjectOtimização matemáticapt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectProduct life cicle - Evaluationpt_BR
dc.subjectLinear programmingpt_BR
dc.subjectCity planningpt_BR
dc.subjectEnvironmental impact analysispt_BR
dc.subjectTransportation - Planningpt_BR
dc.subjectTransportation - Passenger trafficpt_BR
dc.subjectMathematical optimizationpt_BR
dc.subjectMechanical engineeringpt_BR
dc.titleIdentifying the roadmap for passenger transportation in Curitiba by means of LCA and mathematical optimizationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoNa intenção de definir as prioridades das estratégias de mitigação das mudanças climáticas nas cidades, este trabalho propõe rotas estratégicas para transporte de passageiros para a cidade de Curitiba entre 2017 e 2035. Foi proposta uma estrutura integrada que combina cenários de backcasting, Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) e otimização matemática. A rota quantitativa para transporte de passageiros foi modelado como uma Programação Linear Inteira Mista (PLIM). Os impactos ambientais analisados foram o Potencial de Aquecimento Global (GWP20 e GWP100) e o Potencial de Temperatura Global (GTP100). Verificou-se que, para ambas as rotas analisadas, o projeto do metrô não precisa ser implementado e os ônibus urbanos podem suprir a demanda de transporte. Se uma melhoria ocorrer no transporte público, aumentando sua participação no transporte de passageiros, o GWP100 pode ser 28% menor em 2035, em comparação com o cenário base que é definido pelo impacto GWP100. Esta pesquisa produz um modelo para estimar os impactos das cidades e desenvolver rotas quantitativas para reduzir as mudanças climáticas no transporte de passageiros. Além disso, os presentes resultados proveem dois roteiros para o transporte público e individual, para Curitiba.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4293616449965938pt_BR
dc.contributor.advisor1Ugaya, Cássia Maria Lie-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2271044514284983pt_BR
dc.contributor.referee1Ugaya, Cássia Maria Lie-
dc.contributor.referee2Luersen, Marco Antônio-
dc.contributor.referee3Magatão, Leandro-
dc.contributor.referee4Rodrigues, Luciano Brito-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiaispt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::OPERACOES DE TRANSPORTES::ENGENHARIA DE TRAFEGOpt_BR
dc.subject.capesEngenharia Mecânicapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais

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