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dc.creatorFernandes, Angela Maria-
dc.date.accessioned2019-07-25T20:44:45Z-
dc.date.available2019-07-25T20:44:45Z-
dc.date.issued2019-04-03-
dc.identifier.citationFERNANDES, Angela Maria. Convite para desvendar enigmas: uma proposta para a onstrução do letramento literário na leitura de poemas. 2019. 195 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4244-
dc.description.abstractThis work aims to investigate and analyze the contributions of the Receptive Method and the expanded sequence of Literary Literacy, allied to the use of TDICs in order to reflect on the pertinence of the use of these two methodologies and the resources of the digital social networks in the development of the skills needed for the training of poetry readers in High School. The methodology used to organize the study was the qualitative approach of the ethnographic type. The study was carried out during the 2017 school year (in the form of a pilot project) and reapplied in 2018 at a school in the Campo Largo-PR state school system during a quarter term in each of the application situations, during the classes of Portuguese Language and Literature for groups of the 4th year of the Teacher Training Course for Early Childhood Education and for the initial years of Elementary School and had 36 participants in the pilot stage and 34 students in the second stage. The study describes and analyzes the work done using the 5 steps of the Receptive Method, organized by Aguiar and Bordini (1993), and the expanded sequence of the Literary Letters suggested by Cosson (2009), in reading poems of the work Claro Enigma (1951), by Carlos Drummond de Andrade. The data were obtained during the classes of the teacher-researcher, with photographic records, questionnaires, interviews and analysis of the students' productions. The results obtained with the triangulation of the data allowed to reflect on the limits and possibilities of the use of a combination of the steps of the Receptive Method with the expanded sequence of the Literary Literature for the formation of the poetry literary reader, besides demonstrating the pertinence and the viability of the use of Internet social networks in literature classrooms.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLiteratura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectRedes sociais on-linept_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectLiteratura e tecnologiapt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectPoesia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLiterature - Study and teachingpt_BR
dc.subjectOnline social networkspt_BR
dc.subjectComputer-assisted instructionpt_BR
dc.subjectLiterature and technologypt_BR
dc.subjectComputer literacypt_BR
dc.subjectPoetry - Study and teachingpt_BR
dc.titleConvite para desvendar enigmas: uma proposta para a construção do letramento literário na leitura de poemaspt_BR
dc.title.alternativeInvitation to solve puzzles: a proposal for the construction of literary literacy in the reading of poemspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo investigar e analisar as contribuições do Método Recepcional e da sequência da TDIC´scom o intuito de refletir sobre a pertinência da utilização dessas duas metodologias e dos recursos das redes sociais digitais no desenvolvimento das competências necessárias para a formação dos leitores de poesia no Ensino Médio. A metodologia utilizada para a organização do estudo foi a abordagem qualitativa do tipo etnográfico. O estudo foi realizado durante o ano letivo de 2017 (em forma de um projeto-piloto) e reaplicado em 2018, em uma escola da rede estadual de ensino de Campo Largo-PR, ao longo de um trimestre letivo em cada uma das situações de aplicação, durante as aulas de Língua Portuguesa e Literatura para turmas do 4º ano do Curso de Formação de Docentes para a Educação Infantil e para os anos iniciais do Ensino Fundamental e contou com 36 participantes na etapa-piloto e 34 estudantes na segunda etapa. O estudo descreve e analisa o trabalho realizado, utilizando as 5 etapas do Método Recepcional, organizado por Aguiar e Bordini (1993), e a sequência expandida do Letramento Literário sugerida por Cosson (2009), na leitura de poemas da obra Claro Enigma (1951), de Carlos Drummond de Andrade. Os dados foram obtidos durante as aulas da professora-pesquisadora, com registros fotográficos, questionários, entrevistas e análise das produções dos alunos. Os resultados obtidos com a triangulação dos dados permitiram refletir sobre os limites e possibilidades da utilização de uma combinação das etapas do Método Recepcional com a sequência expandida do Letramento Literário para a formação do leitor literário de poesia, além de demonstrar a pertinência e a viabilidade da utilização de redes sociais da Internet nas aulas de literatura.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0161074456479833pt_BR
dc.contributor.advisor1Matsuda, Alice Atsuko-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3922087976096217pt_BR
dc.contributor.referee1Matsuda, Alice Atsuko-
dc.contributor.referee2Machado, Ana Maria Silva-
dc.contributor.referee3Nascimento, Naira de Almeida-
dc.contributor.referee4Lisboa, Wellington Teixeira-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagenspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.capesLetraspt_BR
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