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dc.creatorCurzel, Jeferson Luiz-
dc.date.accessioned2019-07-23T20:35:10Z-
dc.date.available2019-07-23T20:35:10Z-
dc.date.issued2019-04-23-
dc.identifier.citationCURZEL, Jeferson Luiz. Uma metodologia de análise da operação do transporte público de Curitiba utilizando link streams. 2019. 174 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4223-
dc.description.abstractTransport systems usually require transfer of passengers between trains, vehicles or buses, among others. Transfer times and transport capacity directly affect the quality of transport experienced by users. Moreover, the computation of performance indicators for complex transport systems involving several lines and connections may be a hard task. This thesis proposes a methodology for analysis of Curitiba collective transport operation using link streams. Link streams are temporal graphs which model relationships (links) made and unmade between objects (vertices) in time. By computing cliques of the corresponding link streams, it is possible to identify and quantify (numerically and temporally) nearby buses in a terminal. These cliques are computed by algorithms with good scalability. The main contribution is to use cliques for obtaining transport performance indicators as transfer time, bunching, congestion, and number of passengers transferred. The results are obtained for real-world data of Curitiba city in Brazil. They show transfer time distributions, rush hours for bus congestion, and estimates of number of passengers transferred based on maximal bus capacity. Although results are obtained for Curitiba, the proposed methodology can be extended to other transport systems involving transfer of passengers or freight. The proposed performance analysis can be used for supporting urban planners to improve collective transport operation.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.description.sponsorshipUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTransporte Urbano - Curitiba (PR) - Análisept_BR
dc.subjectTransporte Urbano - Curitiba (PR) - Simulação por computadorpt_BR
dc.subjectTransporte rodoviário - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectTeoria dos grafospt_BR
dc.subjectSistemas inteligentes de veículos rodoviáriospt_BR
dc.subjectEngenharia de tráfegopt_BR
dc.subjectEngenharia elétricapt_BR
dc.subjectUrban transportation - Curitiba (PR) - Analysispt_BR
dc.subjectUrban transportation - Curitiba (PR) - Computer simulationpt_BR
dc.subjectTransportation, Automotive - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectGraph theorypt_BR
dc.subjectIntelligent transportation systemspt_BR
dc.subjectTraffic engineeringpt_BR
dc.subjectElectric engineeringpt_BR
dc.titleUma metodologia de análise da operação do transporte público de Curitiba utilizando link streamspt_BR
dc.title.alternativeA methodology for analysis of Curitiba public transport operation using link streamspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoSistemas de transporte geralmente envolvem a transferência de passageiros entre trens, carros, ônibus, dentre outros. O tempo de transferência e a capacidade de transporte envolvida afetam diretamente a qualidade do transporte percebida pelo usuário. Além disso, a obtenção de indicadores de desempenho para a operação do transporte em um sistema complexo, envolvendo várias linhas e conexões, pode ser uma tarefa árdua. Esta tese propõe uma metodologia de análise da operação do transporte coletivo da cidade de Curitiba usando link streams. Link streams são stream graphs que permitem modelar relações (links) entre objetos (vértices) que se estabelecem e se desfazem ao longo do tempo. Assim, é possível identificar e quantificar numericamente e temporalmente o encontro de ônibus em um terminal pela obtenção das cliques dos link streams correspondentes. Estas cliques são obtidas por algoritmos da literatura com boa escalabilidade. A principal contribuição da tese é a utilização das cliques para obtenção de indicadores de desempenho do transporte, tais como tempo de transferência, formação de comboios, congestionamento e número de passageiros transferidos. Os resultados são obtidos a partir de dados reais dos terminais de ônibus de Curitiba, mostrando a distribuição dos tempos de transferência entre linhas do terminal, os horários de maior congestionamento de ônibus e uma estimativa do número de passageiros transferidos, levando em conta a capacidade máxima de transporte dos ônibus. Apesar dos resultados serem obtidos para Curitiba, a metodologia proposta pode ser estendida a outros sistemas de transporte que envolvam conexões para transferência de passageiros ou carga. A análise de desempenho proposta pode ser utilizada para auxiliar planejadores urbanos na melhoria da operação do transporte coletivo.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8891196957540826pt_BR
dc.contributor.advisor1Lüders, Ricardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5158617067991861pt_BR
dc.contributor.referee1Lüders, Ricardo-
dc.contributor.referee2Ziviani, Artur-
dc.contributor.referee3Ultramari, Clovis-
dc.contributor.referee4Neves Junior, Flávio-
dc.contributor.referee5Fonseca, Anelise Munaretto-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrialpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::MATEMATICA DA COMPUTACAO::MODELOS ANALITICOS E DE SIMULACAOpt_BR
dc.subject.capesEngenharia Elétricapt_BR
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