Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4213
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Padilha, Ana Caroline de Bassi | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-23T14:21:09Z | - |
dc.date.available | 2019-07-23T14:21:09Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-15 | - |
dc.identifier.citation | PADILHA, Ana Caroline de Bassi. Alinhavando memórias: domesticidades e pedagogias de gênero no curso de corte e costura da Escola Técnica de Curitiba: (anos 1940 a 1960). 2019. 290 f. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4213 | - |
dc.description.abstract | This work proposes to investigate the social practices, spaces and artifacts associated with the training of women in the course of Cutting and Sewing from their entanglement with domesticity at the Technical School of Curitiba between the 1940s and 1960s. In this context, the education to women reflected the social consensus of morals and was based on learning that valued domestic know-how. At the Technical School of Curitiba, the industrial course of Cutting and Sewing was directed exclusively to girls and presented as part of the curriculum disciplines that covered the educational practice of Home Economics, Technology and Practice of Sewing and Embroidery, Industrial Arts and Design Technician. Such knowledge was directly imbricated with knowledge related to the domestic space. From a qualitative approach, I try to understand what types of practices were taught and legitimized in the course of Cutting and Sewing, as the Technical School, through strategies of gender pedagogies, sought to teach and reinforce traditional conceptions of feminities such as care for the home and for the comfort, health and well-being of the family. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Escola de Aprendizes Artífices do Paraná - História | pt_BR |
dc.subject | Escola Técnica de Curitiba - História | pt_BR |
dc.subject | Roupas - Confecção - Estudo e ensino - Curitiba (PR) | pt_BR |
dc.subject | Identidade de gênero na educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino técnico - Curitba (PR) - História | pt_BR |
dc.subject | Feminilidade | pt_BR |
dc.subject | Mulheres - Condições sociais | pt_BR |
dc.subject | Escola de Aprendizes Artífices do Paraná - History | pt_BR |
dc.subject | Escola Técnica de Curitiba - History | pt_BR |
dc.subject | Dressmaking - Study and teaching - Curitiba (PR) | pt_BR |
dc.subject | Gender identity in education | pt_BR |
dc.subject | Technical education - Curitba (PR) - History | pt_BR |
dc.subject | Femininity | pt_BR |
dc.subject | Women - Social conditions | pt_BR |
dc.title | Alinhavando memórias: domesticidades e pedagogias de gênero no curso de corte e costura da Escola Técnica de Curitiba: (anos 1940 a 1960) | pt_BR |
dc.title.alternative | Knitting memories: domesticiy and gender pedagogies in the cutting and sewing course of the Technical School of Curitiba: (years 1940 to 1960) | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo investigar as práticas sociais, os espaços e os artefatos associados à formação de mulheres no curso de Corte e Costura a partir da sua imbricação com a domesticidade na Escola Técnica de Curitiba entre as décadas de 1940 e 1960. Neste período, a educação dada às mulheres refletia o consenso social sobre a moral e os bons costumes e baseava-se em aprendizados que valorizavam o saber-fazer doméstico. Na Escola Técnica de Curitiba, o curso ginasial industrial de Corte e Costura era direcionado exclusivamente para meninas e apresentava como parte do currículo disciplinas que abarcavam a prática educativa de Economia Doméstica, o ensino de Tecnologia e Prática de Costura e Bordado, Artes Industriais e Desenho. Tais conhecimentos estavam, direta ou indiretamente, atrelados com saberes relacionados ao espaço doméstico. A partir de uma abordagem qualitativa de natureza interpretativa, busco compreender que tipos de práticas eram ensinadas e legitimadas no curso ginasial de Corte e Costura, visto que a Escola Técnica, por meio de estratégias de pedagogias de gênero, procurava ensinar e reforçar concepções tradicionais de feminilidades como os cuidados com o lar e com o conforto, a saúde e o bem-estar da família. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9835654484759872 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Marinês Ribeiro dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2575114413225868 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Brandão, Ângela | - |
dc.contributor.referee2 | Queluz, Marilda Lopes Pinheiro | - |
dc.contributor.referee3 | Guimarães, Ana Lúcia Santos Verdasca | - |
dc.contributor.referee4 | Machado, Maria Lúcia Büher | - |
dc.contributor.referee5 | Santos, Marinês Ribeiro dos | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA DOMESTICA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIA | pt_BR |
dc.subject.capes | Sociais e Humanidades | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_PPGTE_D_Padilha, Ana Caroline de Bassi_2019.pdf | 12,91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.