Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4213
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPadilha, Ana Caroline de Bassi-
dc.date.accessioned2019-07-23T14:21:09Z-
dc.date.available2019-07-23T14:21:09Z-
dc.date.issued2019-05-15-
dc.identifier.citationPADILHA, Ana Caroline de Bassi. Alinhavando memórias: domesticidades e pedagogias de gênero no curso de corte e costura da Escola Técnica de Curitiba: (anos 1940 a 1960). 2019. 290 f. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4213-
dc.description.abstractThis work proposes to investigate the social practices, spaces and artifacts associated with the training of women in the course of Cutting and Sewing from their entanglement with domesticity at the Technical School of Curitiba between the 1940s and 1960s. In this context, the education to women reflected the social consensus of morals and was based on learning that valued domestic know-how. At the Technical School of Curitiba, the industrial course of Cutting and Sewing was directed exclusively to girls and presented as part of the curriculum disciplines that covered the educational practice of Home Economics, Technology and Practice of Sewing and Embroidery, Industrial Arts and Design Technician. Such knowledge was directly imbricated with knowledge related to the domestic space. From a qualitative approach, I try to understand what types of practices were taught and legitimized in the course of Cutting and Sewing, as the Technical School, through strategies of gender pedagogies, sought to teach and reinforce traditional conceptions of feminities such as care for the home and for the comfort, health and well-being of the family.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEscola de Aprendizes Artífices do Paraná - Históriapt_BR
dc.subjectEscola Técnica de Curitiba - Históriapt_BR
dc.subjectRoupas - Confecção - Estudo e ensino - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectIdentidade de gênero na educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino técnico - Curitba (PR) - Históriapt_BR
dc.subjectFeminilidadept_BR
dc.subjectMulheres - Condições sociaispt_BR
dc.subjectEscola de Aprendizes Artífices do Paraná - Historypt_BR
dc.subjectEscola Técnica de Curitiba - Historypt_BR
dc.subjectDressmaking - Study and teaching - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectGender identity in educationpt_BR
dc.subjectTechnical education - Curitba (PR) - Historypt_BR
dc.subjectFemininitypt_BR
dc.subjectWomen - Social conditionspt_BR
dc.titleAlinhavando memórias: domesticidades e pedagogias de gênero no curso de corte e costura da Escola Técnica de Curitiba: (anos 1940 a 1960)pt_BR
dc.title.alternativeKnitting memories: domesticiy and gender pedagogies in the cutting and sewing course of the Technical School of Curitiba: (years 1940 to 1960)pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo investigar as práticas sociais, os espaços e os artefatos associados à formação de mulheres no curso de Corte e Costura a partir da sua imbricação com a domesticidade na Escola Técnica de Curitiba entre as décadas de 1940 e 1960. Neste período, a educação dada às mulheres refletia o consenso social sobre a moral e os bons costumes e baseava-se em aprendizados que valorizavam o saber-fazer doméstico. Na Escola Técnica de Curitiba, o curso ginasial industrial de Corte e Costura era direcionado exclusivamente para meninas e apresentava como parte do currículo disciplinas que abarcavam a prática educativa de Economia Doméstica, o ensino de Tecnologia e Prática de Costura e Bordado, Artes Industriais e Desenho. Tais conhecimentos estavam, direta ou indiretamente, atrelados com saberes relacionados ao espaço doméstico. A partir de uma abordagem qualitativa de natureza interpretativa, busco compreender que tipos de práticas eram ensinadas e legitimadas no curso ginasial de Corte e Costura, visto que a Escola Técnica, por meio de estratégias de pedagogias de gênero, procurava ensinar e reforçar concepções tradicionais de feminilidades como os cuidados com o lar e com o conforto, a saúde e o bem-estar da família.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9835654484759872pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Marinês Ribeiro dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2575114413225868pt_BR
dc.contributor.referee1Brandão, Ângela-
dc.contributor.referee2Queluz, Marilda Lopes Pinheiro-
dc.contributor.referee3Guimarães, Ana Lúcia Santos Verdasca-
dc.contributor.referee4Machado, Maria Lúcia Büher-
dc.contributor.referee5Santos, Marinês Ribeiro dos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTEpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA DOMESTICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIApt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_D_Padilha, Ana Caroline de Bassi_2019.pdf12,91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.