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dc.creatorFonseca, Adilce das Graças-
dc.date.accessioned2019-06-19T14:31:36Z-
dc.date.available2019-06-19T14:31:36Z-
dc.date.issued2019-04-29-
dc.identifier.citationFONSECA, Adilce das Graças. Programas de preparação para aposentadoria: instrumentos efetivos de responsabilidade social nas universidades públicas federais de ensino superior. 2019. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4129-
dc.description.abstractThis research had as a starting point to investigate what actions the Federal Public Universities of Higher Education are promoting to assist the servants in the process of preparation for retirement. It is considered that practices with this purpose can be effective instruments for a socially responsible management, since this theme is approached in the 'social dimension" of Social Responsibility. In order to reach the proposed objective, we used the exploratory descriptive research, as instruments for data collection. The documentary analysis of 61 Institutional Development Plans was made available on the electronic portal of the universities, in addition to the application of a questionnaire. The main results indicate that only 20 institutions include in their planning actions and proposals of practices of internal social responsibility that aim at the preparation for retirement. With the application of the questionnaire obtained answers from 38 universities, the data obtained allowed to outline the format and implementation of the programs used by 24 universities in order to promote the preparation for the retirement of the employees of these institutions. These data made it possible to identify a picture of the theme in universities, which, by promoting an alignment of their planning with the execution of these practices, as well as strengthening working relationships also reflect responsible social commitment. As a suggestion for future research, it is considered important to relate the preparation for retirement with tools for knowledge management in public institutions, aiming to retain and disseminate knowledge, besides preserving institutional history.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades públicaspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento socialpt_BR
dc.subjectServiço público - Aposentadoriapt_BR
dc.subjectAposentadoria - Planejamentopt_BR
dc.subjectPublic administrationpt_BR
dc.subjectPublic universities and collegespt_BR
dc.subjectProgresspt_BR
dc.subjectCivil service - Retirementpt_BR
dc.subjectRetirement - Planningpt_BR
dc.titleProgramas de preparação para aposentadoria: instrumentos efetivos de responsabilidade social nas universidades públicas federais de ensino superiorpt_BR
dc.title.alternativeRetirement preparation programs: effective instruments of social responsibility in the federal public universities of higher educationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como ponto de partida investigar quais ações as Universidades Públicas Federais de Ensino Superior estão promovendo para auxiliar os servidores no processo de preparação para aposentadoria. Considera-se que práticas com essa finalidade possam ser instrumentos efetivos para uma gestão socialmente responsável, uma vez que essa temática é abordada na "dimensão social" da Responsabilidade Social. Para alcançar o objetivo proposto recorreu-se a pesquisa descritiva exploratória, como instrumentos para coleta dos dados utilizou-se a análise documental de 61 Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI), disponibilizados no portal eletrônico das universidades, além da aplicação de um questionário. Os principais resultados indicam que apenas 20 instituições abarcam em seus planejamentos ações e propostas de práticas de responsabilidade social interna que visam à preparação para aposentadoria. Com a aplicação do questionário obteve-se respostas de 38 universidades. Os dados obtidos permitiram traçar um panorama do formato e implementação dos programas utilizados por 24 universidades com a finalidade de promover a preparação para a aposentadoria dos servidores dessas instituições. Esses dados possibilitaram identificar um retrato do tema nas universidades, estas, ao promover um alinhamento do seu planejamento com a execução dessas práticas, além de fortalecer as relações de trabalho refletem também o compromisso social responsável. Como sugestão para futuras pesquisas, considera-se importante relacionar a preparação para a aposentadoria com ferramentas para gestão do conhecimento em instituições públicas, visando reter e disseminar o conhecimento além de preservar o histórico institucional.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4193215005277037pt_BR
dc.contributor.advisor1Mansano Neto, João-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5557367634028182pt_BR
dc.contributor.referee1Mansano Neto, João-
dc.contributor.referee2Carvalho, Hilda Alberton de-
dc.contributor.referee3Lima, Isaura Alberton de-
dc.contributor.referee4Benito, Gladys Amelia Vélez-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
dc.subject.capesAdministração Públicapt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede Nacional

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