Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3914
Título: | Um estudo de caso da mediação proposta para a exposição “Anos 60/70: Um Panorama – Mostra do Acervo” do Museu de Arte Contemporânea do Paraná – MAC-PR |
Título(s) alternativo(s): | A case study of the proposed mediation for the exhibition “Anos 60/70: Um Panorama – Mostra do Acervo” of the Museum of Contemporary Art of Parana – MAC-PR |
Autor(es): | Souza, Leonardo de |
Orientador(es): | Almeida, Leonelo Dell Anhol |
Palavras-chave: | Museu de Arte Contemporânea (PR) - Exposições - Estudo de casos Arte moderna - Estudo e ensino Museus - Aspectos educacionais Mediação - Educação Aprendizagem Arte na educação Educação não-formal Pesquisa educacional Museu de Arte Contemporânea (PR) - Exhibitions - Case studies Art, Modern - Study and teaching Museums - Educational aspects Mediation - Education Learning Art in education Non-formal education Education - Research |
Data do documento: | 26-Out-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | SOUZA, Leonardo de. Um estudo de caso da mediação proposta para a exposição “Anos 60/70: Um Panorama – Mostra do Acervo” do Museu de Arte Contemporânea do Paraná – MAC-PR. 2018. 147 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. |
Resumo: | O objetivo dos museus de arte contemporânea, mais do que proporcionar um ambiente para a apreciação estética das peças ou a celebração de personagens, é o de propiciar uma reflexão crítica em seus visitantes. Porém, a informação necessária para se posicionar perante às questões propostas pela arte contemporânea não é proporcionada pela educação escolar, o que leva às reações como “isto é arte?” ou “o que isto quer dizer?”. Este projeto visa compreender, por meio de um estudo de caso, o modo como ocorre o planejamento e a realização de visitas mediadas que visem trocas de informação no Museu de Arte Contemporânea do Paraná, objetivando identificar pontos que permitam expandir o acesso a essas informações. Ao compreender como se dão essas trocas de informação, espera-se que seja possível pensar em programas de mediação que incentivem o diálogo entre visitantes e arte. Com essa relação intensificada, espera-se que o desenvolvimento de pensamento crítico dos visitantes seja fortalecido. |
Abstract: | Currently, the goal of art museums rather than providing an environment for the aesthetic appreciation of the pieces or the celebration of characters, is to provide a critical reflection on their visitors. However, the information needed to position itself before the questions posed by contemporary art is not provided by school education, which leads to reactions such as "is this art?" or "what does this mean?". This project aims to understand, through a case study, how the planning and the realization of mediated visits focused on exchanges of information in the Museum of Contemporary Art of Paraná. As results, we identified points that allow to expand the access to this information. By understanding how these exchanges of information occur, it will be possible to think of mediation programs that encourage dialogue between visitors and art. With this intensified relationship, we expect the development of critical thinking of visitors will be strengthened. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3914 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_PPGTE_M_Souza, Leonardo de_2018.pdf | 4,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.