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dc.creatorCosta, Ana Rita Villela-
dc.date.accessioned2019-02-28T12:45:19Z-
dc.date.available2019-02-28T12:45:19Z-
dc.date.issued2018-11-09-
dc.identifier.citationCOSTA, Ana Rita Villela. Método híbrido de desenvolvimento de produto com utilização de mock-up digital e a voz do cliente no contexto da indústria automotiva. 2018. 184 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica e de Materiais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3911-
dc.description.abstractOne of the factors of a company success is the rapid launch of its products in the market. In software development, this urgency is even greater. Based on this assumption, Agile Project Management has emerged to reduce the time between the idea and the launch of the product. Several studies have been developed to combine the qualities of Agile Management with those of traditional Project Management for application in physical products, i.e. tractors, automobiles, and other items. From these studies the question has arisen: how can digital mockup be used to implement a hybrid project management approach, with customer participation, for physical products? To answer this question, the research used, as a methodological approach, the DSR (Design Science Research), oriented to the solution of problems in the real world and that consists in identifying the problem and motivation, defining the objectives of the solutions, developing an artifact (ie method), demonstrate, evaluate and communicate the results found. The resulting method, in a context of the automotive industry, was applied to an audience of almost 500 people, in four sprints of approximately four weeks each over a vehicular direction. After the application, the method was evaluated by experts using the Delphi technique and, as a result, proved to be feasible, but more applicable to products that have a user interface. The amount of sprints and the time would vary depending on the type of product to be developed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectProdutos novospt_BR
dc.subjectProcessos de fabricaçãopt_BR
dc.subjectIndústria automobilísticapt_BR
dc.subjectDesenho (Projetos)pt_BR
dc.subjectProjeto de produtopt_BR
dc.subjectNew productspt_BR
dc.subjectManufacturing processespt_BR
dc.subjectAutomobile industry and tradept_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectProduct designpt_BR
dc.titleMétodo híbrido de desenvolvimento de produto com utilização de mock-up digital e a voz do cliente no contexto da indústria automotivapt_BR
dc.title.alternativeHybrid product development method using digital mock-up and the voice of the cutomer in the context of the automotive industrypt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoUm dos fatores de sucesso de uma empresa é o rápido lançamento dos seus produtos no mercado. No desenvolvimento de software, essa urgência é ainda maior. Partindo desse pressuposto o Gerenciamento Ágil de Projetos surgiu para diminuir o tempo entre a ideia e o lançamento do produto. Vários estudos vêm sendo desenvolvidos para unir as qualidades do Gerenciamento Ágil àquelas do Gerenciamento de Projetos tradicional para aplicação em produtos físicos, i.e. tratores, automóveis, e outros itens. Destes estudos surgiu a questão: como o mock-up digital pode ser utilizado para implementar uma abordagem híbrida de gerenciamento de projetos, com a participação do cliente, para produtos físicos? Para responder essa pergunta, a pesquisa utilizou, como abordagem metodológica, a DSR (Design Science Research), orientada à solução de problemas do mundo real e que consiste em identificar o problema e a motivação, definir os objetivos da solução, desenvolver um artefato (i.e. método), demonstrar, avaliar e comunicar os resultados encontrados. O método resultante, num contexto da indústria automotiva, foi aplicado a um público de quase 500 pessoas, em quatro sprints de, aproximadamente, quatro semanas cada sobre uma direção veicular. Após a aplicação, o método foi avaliado por especialistas utilizando a técnica Delphi e, como resultado, mostrou-se viável, porém mais aplicável a produtos que possuam interface com o usuário. A quantidade de sprints e o tempo variariam conforme o tipo de produto a ser desenvolvido.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7637018221297298pt_BR
dc.contributor.advisor1Borsato, Milton-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9039613643111474pt_BR
dc.contributor.referee1Borsato, Milton-
dc.contributor.referee2Polli, Milton Luiz-
dc.contributor.referee3Amaral, Daniel Capaldo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiaispt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTO::PROCESSOS DE TRABALHOpt_BR
dc.subject.capesEngenharia Mecânicapt_BR
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