Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/388
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Rodrigo Barbosa e-
dc.date.accessioned2013-02-01T15:45:59Z-
dc.date.available2013-02-01T15:45:59Z-
dc.date.issued2012-08-31-
dc.identifier.citationSILVA, Rodrigo Barbosa e. Abordagem crítica de robótica educacional: Àlvaro Vieira Pinto e estudos de ciência, tecnologia e sociedade. 2012. 145 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/388-
dc.description.abstractWith purpose of stimulate one critical and conscientious education while the computation tends to ubiquity, this text proposes that robotics at schools observes social and engaged questions about technology, like the opening of black boxes and more visibility of objects from the point of view of the conscious and active contact with the devices and components that pervades the actual environments. To this end, this dissertation discusses a critical view of use of devices for educational purposes, especially of free resources here considered more suitable for the open view of technology than those with purely commercial objectives. This paper presents elements inspired by works of the philosopher Álvaro Vieira Pinto, by Studies of Science, Technology and Society and by other authours traditionally associated with educational robotics. This paper discusses critically the educational robotics and, in a general level, the use of technological artifacts in education. Considering that there are free and open elements suitable for the practice of robotics in schools, this work prefers conceptual discussions to stimulate a critical, engaged, less alienated view about the devices used in education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectPinto, Álvaro Vieira, 1909-1987pt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectTecnologia - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectRobóticapt_BR
dc.subjectInovações educacionaispt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectTechnology - Social aspectspt_BR
dc.subjectRoboticspt_BR
dc.subjectEducational innovationspt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.titleAbordagem crítica de robótica educacional: Àlvaro Vieira Pinto e estudos de ciência, tecnologia e sociedadept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoCom propósito de estimular uma educação consciente e critica enquanto a computação ruma à ubiquidade, propõe-se que a robótica nas escolas observe questões sociais e engajadas sobre tecnologia, da abertura da caixa-preta e da maior visibilidade dos objetos a partir da experiência de contato ativo e consciente com o aparelho e componentes que pervadem os ambientes da atualidade. Para este fim, discute-se nesta dissertação uma visão crítica de uso de aparatos com finalidade educacional, especialmente de recursos livres, aqui considerados mais adequados para a visão aberta de tecnologia do que aqueles com objetivos meramente comerciais. Apresentam-se elementos inspirados em obras do filósofo Álvaro Vieira Pinto, em estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade e em outros autores tradicionalmente ligados à robótica educacional. O trabalho discute criticamente a robótica educacional e, em um nível geral, o uso de artefatos tecnológicos na educação. Por considerar que há elementos livres e abertos adequados para a prática de robótica nas escolas, prima por discussões conceituais a fim de estimular uma visão crítica, engajada e menos alienada sobre os dispositivos utilizados na Educação.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Merkle, Luiz Ernesto-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_M_Silva, Rodrigo Barbosa e_2012.pdf2,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.