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dc.creatorLago, Monique Rau-
dc.date.accessioned2019-02-27T13:59:53Z-
dc.date.available2019-02-27T13:59:53Z-
dc.date.issued2018-11-29-
dc.identifier.citationLAGO, Monique Rau. Análise comparativa das características gerenciais entre as construtoras e as prestadoras de serviços da construção civil. 2018. 156 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3884-
dc.description.abstractWith the increase in the use of outsourced companies in the construction industry and the consequent increase in the number of companies providing construction services and the small number of studies about these companies, it is important to analyze the differences in the management characteristics of these two groups to improve the relationship between them. An applied, quantitative research was developed with an exploratory objective through the survey method. Questionnaires were applied to construction and contractors companies with questions related to their organizational characteristics, strategy, performance and relationship with clients and suppliers. The collected data were submitted to discriminatory and exploratory analysis in order to observe the divergent and similar characteristics between the two groups. The results point out differences mainly in the organizational characteristics of the studied groups: level of centralization, level of departmentalization, degree of hierarchy and the level of processes integration, where service providers appeared as more horizontal companies, less conservative and with less bureaucracy than the construction companies. On the other hand, the questions that presented the most similarity between the groups were the relations with customers and suppliers, but these also had many divergent issues, and secondly are the strategic characteristics, demonstrating that the construction companies and the service providers are aligned in these characteristics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectConstrução civilpt_BR
dc.subjectIndústria de serviçospt_BR
dc.subjectAdministração de empresaspt_BR
dc.subjectContratos de empreitadapt_BR
dc.subjectTerceirizaçãopt_BR
dc.subjectBuildingpt_BR
dc.subjectService industriespt_BR
dc.subjectIndustrial managementpt_BR
dc.subjectContracts for work and laborpt_BR
dc.subjectContracting outpt_BR
dc.titleAnálise comparativa das características gerenciais entre as construtoras e as prestadoras de serviços da construção civilpt_BR
dc.title.alternativeComparative analysis of the managerial characteristics between the construction companies and the providers of civil construction servicespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoCom o aumento da utilização de empresas terceirizadas, por parte das construtoras, e o consequente aumento do número de empresas prestadoras de serviços da construção civil, e o reduzido número de estudos sobre estas empresas, é importante analisar as diferenças das características gerenciais destes dois grupos para melhorar a relação entre eles. Desenvolveu-se assim uma pesquisa aplicada, quantitativa, com objetivo exploratório através do método survey. Foram aplicados questionários para funcionários de construtoras e prestadoras de serviços da construção civil com questões relacionadas às suas características organizacionais, à estratégia, ao desempenho e às relações com os clientes e fornecedores. Os dados levantados foram submetidos a análise discriminante e exploratória a fim de observar as características divergentes e as semelhantes entre os dois grupos. Os resultados apontam divergências principalmente nas características organizacionais dos grupos estudados: nível de centralização, nível de departamentalização, grau de hierarquização e o nível de integralização dos processos, onde as prestadoras de serviços apareceram como empresas mais horizontais, menos conservadoras e com menos burocracia que as construtoras. Já as questões que apresentaram mais semelhança entre os grupos, foram sobre as relações com clientes e fornecedores, porém estas também tiveram muitas questões divergentes, e em segundo lugar são as características estratégicas, demonstrando que as construtoras e as prestadoras de serviços estão alinhadas com relação à estas características.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1522000932915506pt_BR
dc.contributor.advisor1Iarozinski Neto, Alfredo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3531342149752867pt_BR
dc.contributor.referee1Iarozinski Neto, Alfredo-
dc.contributor.referee2Romano, Cezar Augusto-
dc.contributor.referee3Loures, Eduardo de Freitas Rocha-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVILpt_BR
dc.subject.capesEngenharia Civilpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil

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