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dc.creatorMaronato, Elissandra Luiz dos Santos-
dc.date.accessioned2019-02-27T12:08:14Z-
dc.date.available2019-02-27T12:08:14Z-
dc.date.issued2018-10-19-
dc.identifier.citationMARONATO, Elissandra Luiz dos Santos. Gestão do conhecimento: mapeamento das práticas e ferramentas para o compartilhamento do conhecimento em uma instituição pública de ensino superior. 2018. 139 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3875-
dc.description.abstractKnowledge in the organization is acknowledged as a valuable asset. Access and effective use of knowledge assets is positively related to organizational performance. Knowledge sharing is a support mechanism for the necessary knowledge to be available. As individuals share knowledge in the organizational environment, more and more people can use this resource while creating new knowledge and, at the same time, discovering new methods to improve processes, products and services, that is, organizational performance as a whole. In this context, the objective of this research is mapping the Knowledge Management practices and tools for knowledge sharing in a public institution of higher education. The methodology, qualitative in nature, using a descriptive and exploratory approach, is based on a case study, with bibliographic research as a theoretical basis. Therefore, to identify the practices, the technological tools and the elements that enable the knowledge exchange, a selfadministered questionnaire with 36 statements was elaborated, which was answered for 14 public servants of the Planning and Administration Department of the Londrina campus of the Federal Technology University – Paraná. It was identified all the enablers elements investigated (trust, reciprocity, organizational culture, leadership, recognition, knowledge management systems and communication), specially trust and recognition. Regarding the practices, the results show the only two of the investigated practices are noted for the major part of the participants, continuous learning. These practices are corporate education and peer-assistance. Regarding the technological tools, it was verified that seven of the thirteen tools investigated are noted (e-mail, electronic management of documents, instant messages, intranet, corporative website, audio and videoconference systems, and workflow systems). The results analysis enables to have a general view about knowledge sharing real situation in the organizational context that is investigated. Hence, the Knowledge Management Practices Manual for knowledge sharing will contribute to the efficiency and the decision-making process, keys elements to the organization of work and processes in public institutions of higher education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectCompartilhamento - Conhecimentospt_BR
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectEnsino superior - Administraçãopt_BR
dc.subjectUniversidade Tecnológica Federal do Paraná - Londrina (PR)pt_BR
dc.subjectKnowledge managementpt_BR
dc.subjectSharing - Knowledgept_BR
dc.subjectOrganizational learningpt_BR
dc.subjectEducation, Higher - Administrationpt_BR
dc.titleGestão do conhecimento: mapeamento das práticas e ferramentas para o compartilhamento do conhecimento em uma instituição pública de ensino superiorpt_BR
dc.title.alternativeKnowledge management: mapping of practices and tools for knowledge sharing in a public higher educationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO conhecimento na organização é um ativo reconhecidamente valioso. O acesso e uso efetivo dos ativos de conhecimento tem relação positiva com o desempenho organizacional. O compartilhamento do conhecimento é um mecanismo de apoio para que o conhecimento necessário esteja disponível. A medida que indivíduos compartilham conhecimento no ambiente organizacional, mais pessoas podem se utilizar deste recurso e ao mesmo tempo criar conhecimento novo, ao passo que descobrem novas maneiras para melhorar processos, produtos e serviços, ou seja, o desempenho organizacional como um todo. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é mapear as práticas e ferramentas da Gestão Conhecimento para o compartilhamento do Conhecimento em uma instituição pública de ensino superior. É uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, caracterizada por um estudo de caso, com pesquisa bibliográfica como embasamento teórico em toda a sua estrutura. Para identificar os elementos facilitadores, as práticas e ferramentas de Gestão do Conhecimento presentes na organização pesquisada, elaborou-se um questionário estruturado, composto por 36 assertivas, que foi respondido pelos 14 servidores lotados na Diretoria de Planejamento e Administração da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Londrina. Verifica-se a presença de todos os elementos facilitadores apontados no referencial teórico da pesquisa (confiança, reciprocidade, cultura organizacional, liderança, reconhecimento, sistemas de gestão do conhecimento e comunicação), com destaque para os elementos confiança e reconhecimento. Em relação à frequência de ocorrência das práticas de apoio ao compartilhamento do conhecimento, os resultados indicam que apenas duas práticas são percebidas pela maioria dos respondentes. Essas práticas são a educação corporativa e a assistência de colegas. Quanto às ferramentas tecnológicas para o compartilhamento do conhecimento na instituição, os dados revelam sete ferramentas (e-mail, gestão eletrônica de documentos, mensagens instantâneas, intranet, portal corporativo, sistemas de áudio e videoconferência e sistemas de workflow). Os resultados possibilitam fazer um diagnóstico do compartilhamento do conhecimento no contexto organizacional investigado. A proposta do manual de práticas para o compartilhamento do conhecimento contribui para a eficiência e para a tomada de decisão dos gestores, elemento fundamental para a organização do trabalho e para organização dos processos em instituições públicas de ensino superior.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1854390739504857pt_BR
dc.contributor.advisor1Stankowitz, Rosângela de Fátima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6980379514490393pt_BR
dc.contributor.referee1Stankowitz, Rosângela de Fatima-
dc.contributor.referee2Dergint, Dario Eduardo Amaral-
dc.contributor.referee3Czelusniak, Vivian Amaro-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
dc.subject.capesAdministração Públicapt_BR
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