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dc.creatorFeijó, Fábio Alexandre-
dc.date.accessioned2019-02-20T15:08:24Z-
dc.date.available2019-02-20T15:08:24Z-
dc.date.issued2018-08-29-
dc.identifier.citationFEIJÓ, Fábio Alexandre. Pregão eletrônico: um estudo de caso desta ferramenta para aquisição de bens e serviços comuns. 2018. 120 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3835-
dc.description.abstractThe trading is a bidding modality regulated in 2002, by the law n. 10.520. In 2005, the decree 5.450 established an electronic form of trading that uses the technological resources of information. The present work is characterized as a descriptive research with a quantitative approach had as the goal to analyze the utilization of the Electronic Trading by UTFPR - Campus Londrina, as a tool to purchase common goods and services. For the achievement of this fundamental goal, were analyzed the physic processes of the Electronic Trading from years 2013, 2014, 2015 and 2016, to verify the priced values and the values actually paid at the end of the trading, in a way to fulfill the legal requirement of the economy of resources; it was verified the perception of the applicants related to the quality of the items acquired/hired. To ground the studies, were used works of consecrated authors that dealt with the theme of Public Administration, such as Bresser Pereira, Meirelles, Justen Filho, Bandeira de Mello, Di Pietro, Vareschini, Paludo, among others, and articles and studies from academicals that investigated the use of Electronic Trading in different institutions of the Brazilian Public Administration. The study concluded that, although on 1% of the items were acquired/hired by the value of the lowest estimate and 50% were awarded with a value higher than the one from the lowest estimate, the 49% acquired/hired by values lower than the ones from the lowest estimate rounded up to an economy of R$ 781.241,93, during the four studied years, based on the lowest estimates. About the quality of the items, it was verified that: 56% of the servers approved the quality of the goods and services acquired via Electronic Trading by UTFPR, as 44% showed some restrictions. For 45 of the answerers (86%), the products are the ones that show more quality problems; and for 31 (60%), the problems occur, mainly, in materials of consumption. To solve this problem, the researchers listed some suggestions, among them, the execution of feedback, and the presentation of samples from the offered products, the constant training of all the people involved in the process of the Electronic Trading, and a bank of data with information about the quality of the products of the companies that have already provided items to the university.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectPregão (Licitação pública)pt_BR
dc.subjectCompras (Serviço público)pt_BR
dc.subjectQualidade dos produtospt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdadespt_BR
dc.subjectPublic administrationpt_BR
dc.subjectProclamationspt_BR
dc.subjectGovernment purchasingpt_BR
dc.subjectQuality of productspt_BR
dc.subjectUniversities and collegespt_BR
dc.titlePregão eletrônico: um estudo de caso desta ferramenta para aquisição de bens e serviços comunspt_BR
dc.title.alternativeElectronic trading: a case study of this tool for the acquisition of common goods and servicespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO pregão é uma modalidade de licitação que foi regulamentada em 2002, pela Lei 10.520. Em 2005, o Decreto 5.450 estabeleceu a forma eletrônica de pregão, que se utiliza dos recursos da tecnologia da informação. O presente estudo, que se caracteriza como pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, teve como objetivo analisar a utilização do Pregão Eletrônico pela UTFPR Câmpus Londrina, como ferramenta para a compra de bens e serviços comuns. Para a consecução desse objetivo fundamental, foram analisados os processos físicos de Pregão Eletrônico dos anos de 2013, 2014, 2015 e 2016, para verificar os valores cotados e o valor realmente pago no final do pregão, de modo a atender ao requisito legal de economia de recursos; e foi verificada a percepção dos requisitantes em relação à qualidade dos itens adquiridos/contratados. Para fundamentar o estudo, foram consultadas obras de autores consagrados que estudam o tema Administração Pública, tais como Bresser Pereira, Meirelles, Justen Filho, Bandeira de Mello, Di Pietro, Vareschini, Paludo, entre outros, e artigos e estudos acadêmicos que se debruçaram a investigar a utilização do Pregão Eletrônico em diferentes instituições da Administração Pública brasileira. O estudo concluiu que, embora apenas 1% dos itens tenha sido adquirido/contratado pelo valor do menor orçamento e 50% tenham sido adjudicados por valor superior ao do menor orçamento, os 49% adquiridos/contratados por valores inferiores ao do menor orçamento redundaram em uma economia de R$ 781.241,93, nos quatro anos em estudo, ao se ter como base os menores orçamentos cotados. Em relação à qualidade dos itens, constatou-se que: 56% dos servidores aprovam a qualidade dos produtos/serviços adquiridos via Pregão Eletrônico, pela UTFPR, enquanto 44% apresentam restrições. Para 45 dos respondentes (86%), são os produtos que apresentam maiores problemas de qualidade; e para 31 (60%), os problemas ocorrem, prioritariamente, em materiais de consumo. Para a solução desse problema, os pesquisados listaram algumas sugestões, entre elas, a realização de feedback, a apresentação de amostras dos produtos ofertados, a capacitação continuada de todos os envolvidos no processo de Pregão Eletrônico, um banco de dados com informações sobre a qualidade do produto das empresas que já forneceram itens para a universidade.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6184609901265452pt_BR
dc.contributor.advisor1Canopf, Liliane-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2258231016603094pt_BR
dc.contributor.referee1Canopf, Liliane-
dc.contributor.referee2Ferreira, Marco Antônio-
dc.contributor.referee3Lizote, Suzete Antonieta-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
dc.subject.capesAdministração Públicapt_BR
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