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dc.creatorSantos, Thiago Roberto dos-
dc.date.accessioned2025-08-28T14:12:49Z-
dc.date.available2025-08-28T14:12:49Z-
dc.date.issued2025-07-02-
dc.identifier.citationSANTOS, Thiago Roberto dos. Definição e implementação de métodos de previsão de demanda na cadeia de suprimentos automotiva. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/38093-
dc.description.abstractCompanies in the automotive sector operate within complex supply chains, where inventory management represents both a strategic necessity and a financial challenge. Accurately forecasting the demand for components used in vehicle assembly is essential to balance parts availability with the reduction of operational and logistical costs. However, market variability, socioeconomic factors, and customer market strategies make this process uncertain. This study aims to analyze and apply demand forecasting methods in an automotive manufacturer, seeking to improve the accuracy of material planning. The research evaluates different statistical techniques, such as Moving Average, Exponential Smoothing, and the Box-Jenkins method, based on consumption data collected over four months of production. The results reveal that combining historical data with these methods provides a robust foundation for forecasting, with exponential moving average and exponential smoothing achieving the highest accuracy rates. However, optional items with high demand variability showed the most significant errors, indicating that economic factors and strategic choices directly affect forecast precision. Furthermore, external elements such as inflation, rising interest rates, and the devaluation of commodities have directly impacted consumer behavior and, consequently, demand forecasts. The study emphasizes that forecasting should not be treated as an isolated calculation but rather as part of an integrated strategy involving technical, commercial, and supply areas. It concludes that the adoption of robust predictive models, combined with improvements in information quality and forecasting methodologies, plays a decisive role in the company’s production and budgetary performance.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectControle de estoquept_BR
dc.subjectAnálise de séries temporaispt_BR
dc.subjectPlanejamento da produçãopt_BR
dc.subjectIndústria automobilísticapt_BR
dc.subjectInventory controlpt_BR
dc.subjectTime-series analysispt_BR
dc.subjectProduction planningpt_BR
dc.subjectAutomobile industry and tradept_BR
dc.titleDefinição e implementação de métodos de previsão de demanda na cadeia de suprimentos automotivapt_BR
dc.title.alternativeDefinition and implementation of demand forecasting methods in the automotive supply chainpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEmpresas do setor automotivo operam com cadeias de suprimentos complexas, nas quais a manutenção de estoques representa tanto uma necessidade estratégica quanto um desafio financeiro. Prever corretamente a demanda de dos componentes utilizados na montagem dos automóveis é essencial para equilibrar a disponibilidade de peças com a redução de custos operacionais e logísticos. Porém, a variabilidade do mercado, os fatores socioeconômicos e as estratégias de marcado dos clientes que buscam por nossos produtos tornam esse processo incerto. Este trabalho tem como objetivo analisar e aplicar métodos de previsão de demanda em uma montadora automotiva, buscando aprimorar a precisão do planejamento de materiais. A pesquisa avalia diferentes técnicas estatísticas, como Média Móvel, Suavização Exponencial e o método Box-Jenkins, com base em dados de consumo ao longo de quatro meses de produção. Os resultados revelam que a combinação de dados históricos com esses métodos é capaz de fornecer uma base robusta para as previsões, sendo que a média móvel exponencial e a suavização exponencial obtiveram as maiores taxas de assertividade. Observou-se, entretanto, que itens opcionais com grande variabilidade de demanda geram os erros mais significativos, sinalizando que fatores econômicos e escolhas estratégicas afetam a precisão do forecast. Além disso, fatores externos, como a inflação, elevação da taxa de juros e a desvalorização de commodities impactaram diretamente o comportamento do consumidor e, consequentemente, o forecast calculado. Destaca-se que o forecast não deve ser tratado como um cálculo isolado, mas sim, como parte de uma estratégia integrada entre áreas técnicas, comerciais e de suprimentos. Conclui-se que a adoção de modelos preditivos robustos, aliada à melhoria na qualidade das informações e métodos de cálculo, contribui de forma decisiva para o desempenho produtivo e orçamentário da empresa.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Zammar, Gilberto-
dc.contributor.referee1Zammar, Gilberto-
dc.contributor.referee2Regis Junior, Oscar-
dc.contributor.referee3Sabino, Eriel Biagini-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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