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dc.creatorMendes, Julia Simão-
dc.creatorRocha Junior, Reginaldo Ribeiro-
dc.date.accessioned2025-08-13T15:39:22Z-
dc.date.available2025-08-13T15:39:22Z-
dc.date.issued2025-06-13-
dc.identifier.citationMENDES, Julia Simão; ROCHA JUNIOR, Reginaldo Ribeiro. Gestão de frotas diesel: utilização da telemetria e macrodados para condução segura e econômica. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37878-
dc.description.abstractThis study discusses the use of big data in monitoring and improving the application of telemetry in diesel fleets, a topic that is increasingly relevant in the face of growing demands for operational efficiency, sustainability, and safety in the intercity passenger transport sector. Telemetry, by enabling real-time data collection and analysis, provides companies with advanced tools to monitor driver behavior, vehicle performance, and fuel consumption, allowing for more precise preventive and corrective actions. The importance of this topic lies in the growing need for transportation companies to reduce operational costs, minimize failures, optimize resource use, and decrease the environmental impact of their operations.The main objective of this study is to propose the creation of a standard for safe and economical driving based on large volumes of data collected from vehicle telemetry systems. To achieve this, performance indicators were developed to assess the company’s current situation over a defined period, identify critical points, and implement operational and strategic improvements. In addition, the study aimed to establish clear driving rules and motivational strategies for drivers, encouraging a culture of continuous improvement and valuing both individual and team performance. The results are expected to contribute to more efficient fleet management, with positive economic and environmental outcomes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_BR
dc.subjectTelemetriapt_BR
dc.subjectVeículos a motor - Frotaspt_BR
dc.subjectMotores a dieselpt_BR
dc.subjectSegurança no trânsitopt_BR
dc.subjectRange-findingpt_BR
dc.subjectMotor vehicle fleetspt_BR
dc.subjectDiesel motorpt_BR
dc.subjectTraffic safetypt_BR
dc.titleGestão de frotas diesel: utilização da telemetria e macrodados para condução segura e econômicapt_BR
dc.title.alternativeDiesel fleet management: using telemetry and big data for safe and efficient drivingpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente estudo discorre sobre a utilização de macrodados no acompanhamento e aperfeiçoamento do uso da telemetria em frotas a diesel, uma temática cada vez mais relevante diante das exigências por eficiência operacional, sustentabilidade e segurança no setor de transporte rodoviário de passageiros. A telemetria, ao permitir a coleta e análise de dados em tempo real, oferece às empresas ferramentas avançadas para monitorar o comportamento dos motoristas, o desempenho dos veículos e o consumo de diesel, viabilizando ações preventivas e corretivas com maior precisão. A importância deste tema se evidencia na crescente necessidade das organizações de transporte em reduzir custos operacionais, minimizar falhas, melhorar o uso de recursos e diminuir o impacto ambiental de suas operações. O principal objetivo deste estudo é propor a criação de um padrão de condução segura e econômica com base em grandes volumes de dados extraídos dos sistemas de telemetria veicular. Para isso, foram desenvolvidos indicadores de desempenho que permitiram avaliar a situação atual da empresa ao longo de um período determinado, identificar pontos críticos e aplicar melhorias operacionais e estratégicas. Além disso, buscou-se estabelecer regras claras de condução e estratégias motivacionais voltadas aos motoristas, com o intuito de promover uma cultura de melhoria contínua, valorizando a performance individual e coletiva. Espera-se que os resultados contribuam para uma gestão mais eficiente da frota, com impactos positivos tanto no aspecto econômico quanto no ambiental.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Colmenero, João Carlos-
dc.contributor.referee1Colmenero, João Carlos-
dc.contributor.referee2Melo, Everton Luiz de-
dc.contributor.referee3Moretti, Vinicius-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.programEngenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
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