Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37707
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Boechat, Caio Petrucci | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-01T19:17:51Z | - |
dc.date.available | 2025-08-01T19:17:51Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-22 | - |
dc.identifier.citation | BOECHAT, Caio Petrucci. Desenvolvimento de um conjunto didático para estudo de geometrias de ferramentas em usinagem via manufatura aditiva. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37707 | - |
dc.description.abstract | The present research aims to develop a didactic set for teaching machining through additive manufacturing. The motivation for carrying out this project comes from the difficulty and costs of teaching tool geometries to students of technical and higher courses, who often do not have access to adequate structure and machinery for teaching. Due to the exponential expansion of the use of additive manufacturing through 3D printers, the cost of producing complex machining tool geometries is highly reduced, which facilitates the dissemination of machining knowledge. The items of the didactic set were defined to clarify the differences between the cutting tools, facilitating an understanding of incidental factors in the machining process. Parts were modeled using SolidWorks software, and the files were made available online. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-ShareAlike 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | * |
dc.subject | Dispositivos de treinamento simulado | pt_BR |
dc.subject | Usinagem | pt_BR |
dc.subject | Impressão tridimensional | pt_BR |
dc.subject | Synthetic training devices | pt_BR |
dc.subject | Machining | pt_BR |
dc.subject | Three-dimensional printing | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de um conjunto didático para estudo de geometrias de ferramentas em usinagem via manufatura aditiva | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento de um conjunto didático para o ensino de usinagem através da manufatura aditiva. A motivação para a realização deste projeto advém da dificuldade e custos para o ensino de geometrias de ferramenta para os alunos de cursos técnicos e superiores, que muitas vezes não possuem acesso a estrutura e maquinário adequados para o ensino. Devido a expansão exponencial do uso da manufatura aditiva através de impressoras 3D, o custo para a produção de geometrias de ferramentas complexas de usinagem se mostra altamente reduzido, o que facilita a disseminação do conhecimento sobre usinagem. Os itens do conjunto didático foram definidos de forma a tornar claro as diferenças entre as ferramentas de corte, facilitando a compreensão dos fatores incidentes no processo de usinagem. A modelagem das peças foi realizada através do software SolidWorks e os arquivos estão disponíveis online para consulta e confecção das ferramentas. | pt_BR |
dc.degree.local | Cornélio Procópio | pt_BR |
dc.publisher.local | Cornelio Procopio | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Rodrigo Henriques Lopes da | - |
dc.contributor.referee1 | Silva, Rodrigo Henriques Lopes da | - |
dc.contributor.referee2 | Ikegami, Rogerio Akihide | - |
dc.contributor.referee3 | Takano, Maurício Iwama | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CP - Engenharia Mecânica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
conjuntodidaticogeometriasferramentas.pdf | 664,36 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons