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Campo DCValorIdioma
dc.creatorArruda, Felipe Augusto-
dc.date.accessioned2025-08-01T18:56:14Z-
dc.date.available2025-08-01T18:56:14Z-
dc.date.issued2022-12-05-
dc.identifier.citationARRUDA, Felipe Augusto. Desenvolvimento de uma ferramenta para o auxílio ao ensino de computação gráfica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37660-
dc.description.abstractComputer graphical is present in several areas of knowledge. Therefore, its content demands support materials, which aids in understanding its concepts. It is known that using different resources, such as animation, and audio, can contribute to a better understanding and teaching, among others. Virtual environments that use these resources have been used in different ways in teaching, as well as the present work that uses this method for the development of a tool that assists in the teaching of computer graphics. A graphics engine was used for the development, which is a software that integrates several features that facilitate the construction of the system. The application was divided between modules of interactive three-dimensional (3D) environments, which is how a user approaches the concepts of computer graphics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectComputação gráficapt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectSistemas de computação interativospt_BR
dc.subjectComputer graphicspt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectInteractive computer systemspt_BR
dc.titleDesenvolvimento de uma ferramenta para o auxílio ao ensino de computação gráficapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA computação gráfica está presente em diversas áreas do conhecimento, sendo assim, seu conteúdo demanda de materiais de apoio, os quais auxiliem no entendimento de seus conceitos. Sabe-se que o uso de diferentes recursos, como animação, áudio e entre outros podem contribuir para um melhor entendimento no ensino. Ambientes virtuais que fazem uso desses recursos vêm sendo usados de diferentes formas no ensino, assim o presente trabalho utilizará desse método para o desenvolvimento de uma ferramenta que auxilie no ensino de computação gráfica. Para o desenvolvimento foi utilizado um motor gráfico, sendo esse um software que integra diversas funcionalidades que facilitaram a construção do sistema. O aplicativo foi dividido entre módulos de ambientes tridimensionais (3D) interativos, os quais o usuário por meio de um processo exploratório tem a possibilidade de abordar os conceitos de computação gráfica.pt_BR
dc.degree.localCornélio Procópiopt_BR
dc.publisher.localCornelio Procopiopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Claiton de-
dc.contributor.referee1Sanches, Silvio Ricardo Rodrigues-
dc.contributor.referee2Corrêa, Cléber Gimenez-
dc.contributor.referee3Oliveira, Claiton de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
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