Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37581
Título: | Modelagem matemática e sequência didática: uma proposta de atividade |
Título(s) alternativo(s): | Mathematical modeling and teaching sequence: a proposal for an activity |
Autor(es): | Gonçalves, Marcia Dilda |
Orientador(es): | Castro, Élida Maiara Velozo de |
Palavras-chave: | Modelos matemáticos Didática Matemática - Estudo e ensino Mathematical models Didatics Mathematics - Study and teaching |
Data do documento: | 25-Jun-2025 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | GONÇALVES, Marcia Dilda. Modelagem matemática e sequência didática: uma proposta de atividade. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2025. |
Resumo: | Neste estudo temos como objetivo apresentar uma proposta de design de uma atividade de modelagem matemática, seguindo pressupostos de uma sequência didática. Neste sentido, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva, com base na apresentação e discussão de uma atividade de modelagem matemática, a partir de etapas de sequência didática no entendimento da Sequência Fedathi. A atividade de Modelagem trazida para análise teve como tema “Igreja Matriz Cristo Rei”, com indicação de abordagem para alunos de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. A atividade apresentada tem potencial para desencadear vínculo com a história e o patrimônio cultural, dado o tema escolhido, ao passo que se mobiliza, requer e constrói conhecimentos matemáticos diversos como: razão, proporção, regra de três, cálculo de áreas, escala, unidades de medida, semelhança de triângulos. O design apresentado permite considerar que o desenvolvimento de uma atividade de modelagem matemática, orientada por uma sequência didática, evidencia objetivos específicos inerentes a atividade e que se desdobram em ações próprias do professor e do aluno para alcançá-los. Este trabalho foi elaborado no formato de um artigo científico, como parte do Trabalho de Conclusão de Curso. |
Abstract: | In this study, we aim to present a design proposal for a mathematical modeling activity, following the assumptions of a didactic sequence. In this sense, the research adopts a qualitative approach, of a descriptive nature, based on the presentation and discussion of a mathematical modeling activity, from the steps of a didactic sequence in the understanding of the Fedathi Sequence. The Modeling activity brought for analysis had as its theme “Cristo Rei Parish Church”, with an approach indicated for students in the 8th and 9th grades of Elementary School. The activity presented has the potential to trigger a connection with history and cultural heritage, given the chosen theme, while mobilizing, requiring and building diverse mathematical knowledge such as: ratio, proportion, rule of three, calculation of areas, scale, units of measurement, similarity of triangles. The design presented allows us to consider that the development of a mathematical modeling activity, guided by a didactic sequence, highlights specific objectives inherent to the activity and that unfold in actions specific to the teacher and the student to achieve them. This work was prepared in the format of a scientific article, as part of the Final Course Work. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37581 |
Aparece nas coleções: | PB - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
modelagemmatematicasequenciadidatica.pdf | 4,23 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons