Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37565
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFonseca, Alexandre Mucarzel-
dc.date.accessioned2025-07-25T18:14:05Z-
dc.date.available2025-07-25T18:14:05Z-
dc.date.issued2023-11-29-
dc.identifier.citationFONSECA, Alexandre Mucarzel. Proposta de experimentos no ensino da estática. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37565-
dc.description.abstractFrom the professor’s desire to add experimental classes to the Statics module, the development of a physical structure and the writing of scripts for the execution of experiments is proposed, adapted from Xavier (2010). Based on the concepts of Meaningful Learning and Active Methodologies it seeks to encourage greater participation from the student in the learning process, in a way to increase interest and knowledge retention and decrease evasion. The experiments contain concepts related to Static Equilibrium, Load Distribution and Trusses, and were executed from materials provided by the professors in addition to ones purchased. The final assemblies can be found in the Statics laboratory at UTFPR Campus Curitiba, and the scripts can be consulted in the Appendices. The proposal enables its use in the way the professor intends, however, it was not applied in real-life classes, therefore it could not benefit from the feedback of the students in its improvement. Overall, the result was considered satisfying, and it hopes to benefit the students learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEstática - Experiênciaspt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectLaboratórios experimentaispt_BR
dc.subjectStatics - Experimentspt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.subjectTesting laboratoriespt_BR
dc.titleProposta de experimentos no ensino da estáticapt_BR
dc.title.alternativeProposal of experiments for statics educationpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA partir do desejo dos professores de adicionar práticas experimentais à disciplina de Estática, é proposto o desenvolvimento da estrutura física e elaboração de roteiros para realização de experimentos adaptados da dissertação de Xavier (2010). Com base nos conceitos de Aprendizagem Significativa e Metodologias Ativas busca-se incentivar a maior participação do aluno no processo de aprendizagem, de forma a aumentar seu interesse e a retenção de conhecimentos e reduzir a evasão. Os experimentos trabalham os conceitos de Equilíbrio Estático, Carregamentos Distribuídos e Treliças, e foram realizados a partir de materiais fornecidos pelos professores em adição a outros adquiridos. As montagens finais estão disponibilizadas no laboratório de Estática da UTFPR Campus Curitiba e os roteiros experimentais podem ser consultados nos Apêndices. A proposta possibilita a utilização da maneira desejada pelo professor, entretanto, não foi aplicada em aulas reais e, portanto, não pôde se beneficiar dos feedbacks dos estudantes para realização de melhorias. O resultado foi considerado satisfatório e espera beneficiar o aprendizado dos alunos da disciplina.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Claudio Tavares da-
dc.contributor.advisor-co1Ferreira, Ana Paula Carvalho da Silva-
dc.contributor.referee1Silva, Claudio Tavares da-
dc.contributor.referee2Ansay, Samuel Soares-
dc.contributor.referee3Gomes, Márcio Henrique de Avelar-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
experimentosensinoestatica.pdf17,56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons