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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37295
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Salles, Gabriel Dalzoto | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-02T14:27:05Z | - |
dc.date.available | 2025-07-02T14:27:05Z | - |
dc.date.issued | 2024-05-28 | - |
dc.identifier.citation | SALLES, Gabriel Dalzoto. Aplicação de técnicas de análise de dados em um jogo sério sobre datas comemorativas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37295 | - |
dc.description.abstract | The application of serious games is an excellent teaching practice, as it allows students to learn specific content in a fun and rapid manner. Many of these games employ traditional assessment methods, such as questionnaires. By using machine learning algorithms and data analysis, it is possible to generate hypotheses and identify patterns not only regarding the game itself but also the sessions played by students. This aims to propose improvements to the game and uncover player characteristics. This study applied data analysis techniques and machine learning algorithms to a serious game themed around Commemorative Dates. Initially, the game's variables that would be significant for the analysis were identified. Subsequently, the serious game was applied to students with intellectual disabilities. After data collection, the data were pre-processed to eliminate incomplete entries. The analysis of these data involved the application of machine learning algorithms, such as linear regression and K-Means, as well as data visualization techniques, including bar charts, pie charts, scatter plots, and tables. As a result, it was possible to identify characteristics of the game's stages, highlighting which stages were easier or more difficult for players, in addition to revealing patterns in each player's sessions concerning the moves made. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Aprendizado do computador | pt_BR |
dc.subject | Fluxo de dados (Computadores) | pt_BR |
dc.subject | Educational games | pt_BR |
dc.subject | Machine learning | pt_BR |
dc.subject | Data flow computing | pt_BR |
dc.title | Aplicação de técnicas de análise de dados em um jogo sério sobre datas comemorativas | pt_BR |
dc.title.alternative | Application of data analysis techniques in a serious game about commemorative dates | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A aplicação de jogos sérios é uma ótima prática de ensino, pois faz com que o aluno possa aprender determinado conteúdo de forma divertida e rápida. Muitos destes jogos possuem métodos de avaliação tradicionais, como questionários. Com o uso de algoritmos de aprendizagem de máquina e análise de dados, é possível gerar hipóteses e encontrar padrões não só a respeito do jogo, mas também das partidas realizadas pelos alunos, com a finalidade de propor melhorias ao jogo e descobrir características dos jogadores. Este trabalho aplicou técnicas de análise de dados e algoritmos de aprendizagem de máquina em um jogo sério com tema Datas Comemorativas. Primeiramente, foram levantadas as variáveis do jogo que seriam importantes na análise: após esta etapa, o jogo sério foi aplicado para alunos com deficiência intelectual. Após a coleta, estes dados foram pré-processados, para eliminar dados incompletos. A análise destes dados contou com a aplicação de algoritmos de aprendizagem de máquina, como a regressão linear e o K-Means, e técnicas de visualização de dados, como gráficos de barras, gráficos de setores, gráficos de dispersão e tabelas. Como resultado, foi possível descobrir características das fases do jogo, mostrando quais fases foram mais fáceis ou difíceis para o jogador, além de trazer padrões sobre as partidas de cada jogador, em relação às jogadas realizadas. | pt_BR |
dc.degree.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.publisher.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Borges, Helyane Bronoski | - |
dc.contributor.referee1 | Borges, Helyane Bronoski | - |
dc.contributor.referee2 | Matos, Simone Nasser | - |
dc.contributor.referee3 | Almeida, Simone de | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Informática | pt_BR |
dc.publisher.program | Ciência da Computação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PG - Ciência da Computação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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