Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36976
Título: Análise de contradições no desenho participativo de tecnologias sociais
Título(s) alternativo(s): Contradiction analysis in participatory design of social technologies
Autor(es): Lima, Bernardo Alves Villarinho
Orientador(es): Almeida, Leonelo Dell Anhol
Palavras-chave: Projeto de sistema centrado no usuário
Tecnologia - Aspectos sociais
Sistemas sociotécnicos
Contradição
Comunidades
Participação social
User-centered system design
Technology - Social aspects
Sociotechnical systems
Contradiction
Community
Social participation
Data do documento: 28-Mar-2025
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LIMA, Bernardo Alves Villarinho. Análise de contradições no desenho participativo de tecnologias sociais. 2025. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2025.
Resumo: As contradições, compreendidas como a coexistência de situações mutuamente exclusivas, podem impulsionar o desenho de tecnologias. O Desenho Participativo promove a construção coletiva de domínios de conhecimento compartilhados entre indivíduos e comunidades diversas, criando um terreno fértil para aproveitar a contradição como uma força para co-criar tecnologias e artefatos que façam sentido para todas as comunidades envolvidas no projeto. No entanto, as contradições também podem dificultar os processos participativos ao comprometer a própria participação, seus objetivos, papéis, regras, comunidades e divisões de trabalho. Esta tese apresenta como resultado um instrumento teórico e metodológico para analisar contradições em práticas de Desenho Participativo, denominado Espiral Desenho-Redesenho-Desenho. Baseando-se no conceito de adequação sociotécnica dos estudos latino-americanos sobre tecnologias sociais, a Espiral e sua construção possibilitou examinar como as contradições moldam os processos de desenho por meio da análise de dois projetos de desenho participativo. A análise por meio do instrumento possibilitou identificar contradições no desenho, ações tomadas pelas pessoas participantes em relação a elas e contradições que não tiveram ações em resposta. Ao abordar esses desafios, esta contribuição busca apoiar a criação de espaços participativos onde os princípios e objetivos do Desenho Participativo se alinhem às necessidades de todas as pessoas participantes.
Abstract: Contradiction, understood as the coexistence of mutually exclusive situations, can drive technological design. Participatory Design fosters shared knowledge domains among diverse individuals and communities, creating a fertile ground for leveraging contradiction as a force for codesigning technologies and artifacts that make sense for all communities involved in the design. However, contradictions can also hinder participatory processes by disrupting participation itself, its objectives, roles, rules, communities, and divisions of labor. As a result, this work introduces a theoretical and methodological tool for analyzing contradictions in Participatory Design practices, termed the Design-Redesign-Design spiral. Drawing on the concept of sociotechnical adequation from Latin American studies on social technologies, the instrument and its construction enabled the examining of how contradictions shape design processes through the analysis of two participatory design projects. The analysis using the instrument made it possible to identify contradictions in design, actions taken by participants in response to them, and contradictions that received no response. By addressing these challenges, this contribution seeks to support the creation of participatory spaces where the principles and objectives of Participatory Design align with the needs of all participants.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36976
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analisecontradicoesdesenhoparticipativo.pdf5,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons