Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3695
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Delcio-
dc.date.accessioned2018-12-03T16:05:05Z-
dc.date.available5000-01-01-
dc.date.available2018-12-03T16:05:05Z-
dc.date.issued2009-12-18-
dc.identifier.citationPEREIRA, Delcio. Competências da gestão estratégica do design no polo moveleiro do Alto Vale do Rio Negro (SC). 2009. 114 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3695-
dc.description.abstractThe objective of this study was to identify the skills of the Management Strategic Design (MSD) systematized as a focus for improvement of the competitiveness of companies in the furniture industry at the Alto Vale do Rio Negro region, Santa Catarina. In order to meet this demand was held to search from a sample of 21 companies associated with the local union representative to the segment. We analyzed the activity of the management of design these manufacturers under the imprint of their strategic conduct and measuring the skills of design related to this section. The methodology for the analysis of results is descriptive, in order to assess the impact level and relevance of each area of competence in the activity at the expense of industrial design activity. In addition, conglomerate desirable activities or potential installed to exploring competitive advantages for this group of providers. The model converges to the description of knowledge in the context of product development, conducive to growth of variable economic, managerial and research; and seek their systematization and analogy through a strategic management audit design. The results suggest a partial incorporation of design as strategic element, limited specially by the informality of planning processes and restricted the conduct of development products accepted by the furniture makers of this pole. Despite this guidance dependent and borderline, suggest potential changes in catalysis, timely the development of professional skills and organizational folding design and its strengthening as input to competitiveness.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectCompetências essenciaispt_BR
dc.subjectIndústria de móveispt_BR
dc.subjectDesenho (Projetos)pt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectCore competenciespt_BR
dc.subjectFurniture industry and tradept_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectStrategic planningpt_BR
dc.titleCompetências da gestão estratégica do design no polo moveleiro do Alto Vale do Rio Negro (SC)pt_BR
dc.title.alternativeCompetences of strategic design management in the furniture pole of Alto Vale do Rio Negro (SC)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi identificar as competências da Gestão Estratégica do Design (GED) sistematizadas como elementos para a melhoria da competitividade das empresas do polo moveleiro do Alto Vale do Rio Negro, Santa Catarina. Para atender esta demanda realizou-se pesquisa a partir de uma amostra de 21 empresas associadas ao sindicato local representativo ao segmento. Analisou-se a atividade da gestão do design nestes fabricantes sob o cunho de sua conduta estratégica e ponderando as competências do design relacionadas a este mote. A metodologia utilizada para a análise dos resultados é descritiva, no intuito de avaliar o nível de impacto e relevância de cada âmbito de competência na atividade industrial em detrimento da atividade de design. Além disso, conglomerar atividades desejáveis ou com potencial instalado de forma a prospectarem diferenciais competitivos para este grupo de provedoras. O modelo utilizado converge à designação de conhecimentos, no contexto do desenvolvimento de produtos, favoráveis ao incremento de variáveis de ordem econômica, gerencial e de pesquisa; além de buscar sua sistematização e analogia por meio de uma auditoria da gestão estratégica de design. Os resultados sugerem a incorporação parcial do design como elemento estratégico, limitado principalmente pela informalidade de processos de planejamento e restringido pela conduta de desenvolvimento de produtos assumida pelos moveleiros deste pólo. Apesar dessa orientação dependente e limítrofe, apontam mudanças potenciais em catálise, oportunas ao desenvolvimento de competências profissionais e organizacionais desdobráveis ao design e seu fortalecimento como elemento para a competitividade.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6451444145480525pt_BR
dc.contributor.advisor1Braghini Junior, Aldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1542491584454798pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Hatakeyama, Kazuo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1365035677484069pt_BR
dc.contributor.referee1Mello, Renato de-
dc.contributor.referee2Hatakeyama, Kazuo-
dc.contributor.referee3Xavier, Antonio Augusto de Paula-
dc.contributor.referee4Braghini Junior, Aldo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.subject.capesEngenharia de Produçãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGEP_M_Pereira, Delcio_2009.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
3,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.