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dc.creatorKarkow, Bruno Felipe-
dc.creatorKlosowski Junior, Marcos-
dc.date.accessioned2025-05-27T12:29:54Z-
dc.date.available2025-05-27T12:29:54Z-
dc.date.issued2022-12-09-
dc.identifier.citationKARKOW, Bruno Felipe; KLOSOWSKI JUNIOR, Marcos. Análise da influência da região de retirada de corpos de prova no controle de qualidade do processo de injeção de cabeçotes. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36929-
dc.description.abstractIn the present undergraduate thesis, the influences of the specimens obtaining region were analyzed, as well as their manufacturing processes, on their microstructure, and consequently on their mechanical properties. Therefore, the feasibility of using test specimens taken from regions originating in the process, and from new regions proposed for the tests, is studied in the quality control of the manufacturing process by low pressure die casting of Al-Si-Cu alloys for cylinder heads, thermally treated under T7 heat treatment, produced in Renault do Brasil's aluminum injection plant. It is then proposed to carry out these tests on specimens with cylindrical geometry, conducted under Renault-Nissan standards and under NBR ISO 6892-1, extracted from the deck face region of the HR16 engine head, a region considered critical for mechanical requests due to its application, replacing tests carried out on flat specimens taken from a different region. The heads selected for this test were sectioned in order to extract the original flat specimens, common to the quality control process implemented in the industry, and from the same pieces samples were taken from the regions proposed for the test with specimens of cylindrical geometry, which were manufactured using a CNC lathe. The results of mechanical tests conducted under traction show the differences between the mechanical properties of the different samples taken, caused by the different dendritic growth found in different regions, evidenced through the metallographic analysis present in this work. It is also noted the influence of the cooling rate in the different regions of the cast body, in accordance with Chvorinov's rule, and its influence on the microstructure found, as well as its influence on the mechanical properties.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectIndústria automobilísticapt_BR
dc.subjectAlumíniopt_BR
dc.subjectControle de qualidadept_BR
dc.subjectProcessos de fabricaçãopt_BR
dc.subjectFundição sob pressãopt_BR
dc.subjectAutomobile industry and tradept_BR
dc.subjectAluminumpt_BR
dc.subjectQuality controlpt_BR
dc.subjectManufacturing processespt_BR
dc.subjectDie-castingpt_BR
dc.titleAnálise da influência da região de retirada de corpos de prova no controle de qualidade do processo de injeção de cabeçotespt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the specimen’s obtaining region on the quality control of cylinder heads injection processpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoNo presente trabalhos foram analisadas as influências da região de obtenção de corpos de prova, bem como de seus processos de fabricação, em sua microestrutura, e por consequência em suas propriedades mecânicas. Estuda-se, portanto, a viabilidade da utilização de corpos de prova tomados de regiões originárias no processo, e de novas região proposta aos ensaios, no controle de qualidade do processo de fabricação por fundição sob baixa pressão de cabeçotes em liga Al-Si-Cu, tratados termicamente sob tratamento do tipo T7, produzidos na planta de injeção de alumínio da Renault do Brasil. Propõe-se então, a realização dos referidos ensaios em corpos de prova de geometria cilíndrica, conduzidos sob normas Renault-Nissan e sob a NBR ISO 6892-1, extraídos da região da face de fogo do cabeçote do motor HR16, região tomada como crítica para solicitações mecânicas em virtude de sua aplicação, em substituição à ensaios realizados em corpos de prova planos retirados de região distinta. Os cabeçotes selecionados para este ensaio foram seccionados de maneira a extrair os corpos de prova originários, planos, usuais ao processo de controle de qualidade implementado na indústria, e das mesmas peças foram retiradas amostras das regiões propostas ao ensaio com corpos de prova de geometria cilíndrica, os quais foram fabricados com auxílio de um torno CNC. Os resultados dos ensaios mecânicos conduzidos sob tração evidenciam as diferenças entre propriedades mecânicas das diferentes amostras tomadas, provocadas pelo diferente crescimento dendrítico encontrado nas diferentes regiões, evidenciados através da análise metalográfica presente neste trabalho. Nota-se ainda a influência da taxa de resfriamento nas diferentes regiões do corpo fundido, em acordo com a regra de Chvorinov, e sua influência na microestrutura encontrada, bem como de sua influência nas propriedades mecânicas.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Tramontin, Sandra Mara Kaminski-
dc.contributor.advisor-co1Schimitz, Sidnei Schimitz-
dc.contributor.referee1Tramontin, Sandra Mara Kaminski-
dc.contributor.referee2Soares, Marcos Eduardo-
dc.contributor.referee3Barreto, Heliety Rodrigues Borges-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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