Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36884
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMachado, Carla Cristina Katerenhuk-
dc.creatorRodrigues, Larissa Stefani-
dc.date.accessioned2025-05-22T16:11:24Z-
dc.date.available2025-05-22T16:11:24Z-
dc.date.issued2023-11-30-
dc.identifier.citationMACHADO, Carla Cristina Katerenhuk; RODRIGUES, Larissa Stefani. O ensino sobre mudanças climáticas com enfoque CTSA na perspectiva da educação ambiental crítica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36884-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Desvendando as mudanças climáticaspt_BR
dc.description.abstractThis work involved an investigation into the teaching of climate change in a Science, Technology, Society and Environment approach, from the perspective of Critical Environmental Education. The subject of climate change has controversial and current aspects, with opposing and divergent views, instigating various debates and discussions that add to science teaching. The aim of the research involved evaluating data on climate change from a Science, Technology, Society and Environment perspective linked to critical environmental education. The methodology developed in the research is classified as qualitative, with the elaboration and application of a learning sequence with data collection through questionnaires for the participating students, in order to evaluate and adapt the material developed in relation to a STS education. A textbook was produced for 7th grade science students on climate change, with didactic activities and explanatory texts elucidating the proposed theme, designed to be used both in person and remotely. After carrying out this research, together with the data collected, the students' difficulties with the subject of climate change were perceived and with this a debate and awareness of the subject was developed, instigating them to seek solutions to problems encountered in the social context, through an interdisciplinary approach, providing a change in habits with a view to improving the quality of life, enabling autonomy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectMudanças climáticaspt_BR
dc.subjectCiência - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectTecnologia - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectClimatic changespt_BR
dc.subjectScience - Social aspectspt_BR
dc.subjectTechnology - Social aspectspt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.titleO ensino sobre mudanças climáticas com enfoque CTSA na perspectiva da educação ambiental críticapt_BR
dc.title.alternativeTeaching climate change with a STSE approach from the perspective of critical environmental educationpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho envolveu uma investigação a respeito do ensino sobre mudanças climáticas em uma abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, na perspectiva da Educação Ambiental Crítica. O tema mudanças climáticas apresenta aspectos controversos e atuais, com visões opostas e divergentes, instigando vários debates e discussões que agregam ao ensino de Ciências. O objetivo da pesquisa envolveu a avaliação de dados sobre mudanças climáticas na perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente atrelado à educação ambiental crítica. A metodologia desenvolvida na pesquisa se classifica como qualitativa, com a elaboração e aplicação de uma sequência de aprendizagem com coleta de dados por meio de questionários para os alunos participantes, de modo a avaliar e adequar o material desenvolvido em relação a uma educação CTS. Realizou-se um caderno didático para alunos de Ciências do 7º ano do Ensino Fundamental, sobre as mudanças climáticas, com atividades didáticas, textos explicativos elucidando o tema proposto, sendo elaborado para ser utilizado tanto presencialmente como no ensino remoto. Após a realização da presente pesquisa, juntamente com os dados coletados, percebeu-se as dificuldades dos alunos com o tema mudanças climáticas e com esse se desenvolveu um debate e sensibilização sobre o tema, sendo instigados a buscar soluções para problemas encontrados no contexto social, por meio de uma abordagem interdisciplinar, proporcionando mudança de hábitos com vistas à melhoria da qualidade de vida, possibilitando a autonomia.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Bertoni, Danislei-
dc.contributor.referee1Bertoni, Danislei-
dc.contributor.referee2Jacinski, Edson-
dc.contributor.referee3Heggler, João Marcos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Ensinopt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:PG - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinomudancasclimaticasenfoque.pdf860,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
ensinomudancasclimaticas_produto.pdf19,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons