Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36878
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSchonberger, Paola-
dc.date.accessioned2025-05-22T14:17:22Z-
dc.date.available2025-05-22T14:17:22Z-
dc.date.issued2024-08-22-
dc.identifier.citationSCHONBERGER, Paola. Jogo educativo de tabuleiro: contribuições para o processo ensino-aprendizagem em ciências. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36878-
dc.description.abstractThis paper discusses the production and application of a board game as an aid to the teaching-learning process in science, evaluating the contributions and limitations of its use. The main aim of the research was to investigate the contributions of a board game to approaching science content in a 7th grade class at a state public school in Ponta Grossa/PR. The research was qualitative, exploratory and involved pedagogical intervention. As a result, the game Cell Track was built for use in teaching science. The research data was collected by observing the students during the application of the game and through a questionnaire made available to the students after the game. The analysis was based on studies on the use of educational games in science teaching and on the data collected during the classroom intervention. In this way, it became possible to point out the advantages and limitations of using the board game Cell Track to approach the Cell content in Science. As a result of this work, we have the following contributions: a fun and interactive environment, increased motivation and engagement, high effectiveness as a tool to aid learning, fixation and revision of content. Limitations include: difficulty in reading the question cards, noise generated by simultaneous interactions and the high cost of producing the material.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectJogos de tabuleiropt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectBoard gamespt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.titleJogo educativo de tabuleiro: contribuições para o processo ensino-aprendizagem em ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeEducational board game: contributions to the teaching-learning process in sciencespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho discorre sobre a produção e aplicação de um jogo de tabuleiro como ferramenta auxiliadora no processo ensino-aprendizagem em Ciências, avaliando as contribuições e limitações de sua utilização. O objetivo principal da pesquisa consiste em investigar as contribuições de um jogo de tabuleiro para abordagem de conteúdos de Ciências, em uma turma de 7º ano de uma escola da rede pública estadual de Ponta Grossa/PR. A pesquisa realizada se caracteriza como qualitativa, exploratória e de intervenção pedagógica. Diante disso, o jogo Trilha Celular foi construído para utilização no ensino de Ciências. Os dados da pesquisa foram coletados por meio da observação dos alunos durante a aplicação do jogo e de um questionário aos alunos disponibilizado após o jogo. A análise ocorreu com base em trabalhos levantados sobre a utilização de jogos educativos no ensino de Ciências e com a coleta de dados realizada durante a intervenção em sala de aula. Dessa forma, tornou-se possível apontar as vantagens e limitações da utilização do jogo de tabuleiro Trilha Celular para a abordagem do conteúdo Célula em Ciências. Como resultado desse trabalho, tem-se as seguintes contribuições: ambiente divertido e interativo, aumento da motivação e do engajamento, alta eficácia como ferramenta auxiliadora no aprendizado, fixação e revisão dos conteúdos. Como limitações, tem- se: dificuldade na leitura dos cartões de pergunta, barulho gerado pelas interações simultâneas e o custo elevado para a produção do material.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Bertoni, Danislei-
dc.contributor.referee1Bertoni, Danislei-
dc.contributor.referee2Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter-
dc.contributor.referee3Garcia, Carmen Lucia da Silva-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Ensinopt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:PG - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jogoeducativotabuleirocontribuicoesprocesso.pdf1,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons