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dc.creatorHolanda, Lucyanno Moreira Cardoso de-
dc.date.accessioned2018-12-03T14:55:52Z-
dc.date.available5000-01-01-
dc.date.available2018-12-03T14:55:52Z-
dc.date.issued2010-08-06-
dc.identifier.citationHOLANDA, Lucyanno Moreira Cardoso de. A contribuição dos processos de aprendizagem para acumulação de competências: trajetória de duas indústrias do segmento madeireiro do estado do Paraná. 2010. 103 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3684-
dc.description.abstractThis study aims to identify how the learning processes contribute to the accumulation of skills in the technological functions of process and organization of production, product and equipment in two industries (ALFA and BETA) of the wood industry of Paraná, in the period of 1999 to 2008. To achieve this goal, the competence and learning models from Figueiredo (2001) are used. The competence model is analytical and matrix composed of columns and rows. The columns of the matrix structure represent the technological capability by function, and the lines show the degree of difficulty. In this structure there is also a routine and innovative competence division. The learning model is composed by four phases: the external and internal acquisition process, socialization and codification of knowledge and follow four features: variety, intensity, functioning and interaction. The scientific method used in this study was inductive, as the research is classified as applied, qualitative, exploratory and by survey. The population is composed of six directors (three from Alfa and three from Beta), who run the departments of Production, Products and Equipment and the sample is equal to the population. The instrument used in data collection was a questionnaire consisting of closed and open questions. Closed questions are related to the learning processes and open questions are related to the identification of skills. Regarding the results of the research it was possible to identify that in the ALFA and BETA industry the learning processes generated innovative capabilities in the three functions studied, butin distinct moments Given this information we can infer that the more learning processes are aggregated, and used continuously, with excellent performances and strong interaction the better and faster will be the accumulation of expertise.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectIndústria madeireirapt_BR
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectCompetências essenciaispt_BR
dc.subjectForest products industrypt_BR
dc.subjectOrganizational learningpt_BR
dc.subjectCore competenciespt_BR
dc.titleA contribuição dos processos de aprendizagem para acumulação de competências: trajetória de duas indústrias do segmento madeireiro do estado do Paranápt_BR
dc.title.alternativeThe contribution of the learning process for the accumulation of skills: the history of two companies in the wood industry in the state of Paranápt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho visa identificar como os processos de aprendizagem contribuem para acumulação de competências nas funções tecnológicas de processo e organização da produção, produto e equipamento em duas indústrias (ALFA e BETA) do segmento madeireiro paranaense, no período de 1999 a 2008. Para a consecução do objetivo, foi utilizado o modelo de competência e o de aprendizagem do autor Figueiredo (2001). O modelo de competência é analítico e matricial, composto por colunas e linhas. As colunas da estrutura matricial representam as competências tecnológicas por função, já às linhas mostram os níveis de dificuldade. Nele ainda existe uma divisão de competências de rotina e inovadoras. Já o modelo de aprendizagem é composto por quatro fases: processo de aquisição externa, interna, socialização e codificação do conhecimento e seguem quatro características: variedade, intensidade, funcionamento e interação. Em relação a metodologia utilizada, o método científico empregado no trabalho foi o indutivo, já a pesquisa é classificada como aplicada, qualitativa, exploratória e através de levantamento (survey). A população é composta por seis gerentes (três da empresa Alfa e três da empresa Beta), responsáveis pelos departamentos de Produção, de Produtos e Equipamentos, já a amostra é igual a população. O instrumento utilizado na coleta de dados foi o questionário composto por questões fechadas e abertas. As questões fechadas referem-se aos processos de aprendizagem e já as questões abertas estão relacionadas com a identificação das competências. Em relação aos resultados da pesquisa foi possível identificar que na indústria Alfa e Beta os processos de aprendizagem gerou competências inovadoras nas três funções estudadas, porém em momentos distintos. Diante dessas informações é possível inferir que, quanto mais processos de aprendizagem forem agregados e utilizados de forma contínua, com excelentes níveis de funcionamento e forte interação, melhor e mais rápida será a acumulação de competência.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9311680520537048pt_BR
dc.contributor.advisor1Francisco, Antonio Carlos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6457056051910603pt_BR
dc.contributor.referee1Baldam, Roquemar de Lima-
dc.contributor.referee2Coelho Junior, Thalmo de Paiva-
dc.contributor.referee3Santos Junior, Guataçara dos-
dc.contributor.referee4Francisco, Antonio Carlos de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.subject.capesEngenharia de Produçãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

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