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Título: Análise de estratégias inovativas de consolidação de arranjo produtivo local de confecção do estado do Paraná
Autor(es): Kachba, Yslene Rocha
Orientador(es): Hatakeyama, Kazuo
Palavras-chave: Cluster industrial
Pequenas e médias empresas
Indústria têxtil
Industrial clusters
Small business
Textile industry
Data do documento: 3-Dez-2009
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: KACHBA, Yslene Rocha. Análise de estratégias inovativas de consolidação de arranjo produtivo local de confecção do estado do Paraná. 2009. 132 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2009.
Resumo: A globalização da economia a partir da década de 90 tem uma influência importante nas organizações das Micro e Pequenas Empresas em Arranjos Produtivos Locais de confecção, setor este que os produtos têxteis dos países asiáticos vêm assumindo o mercado mundial, entre eles o mercado brasileiro. Assim, a presente pesquisa apresenta uma análise de estratégia para a consolidação de 5 APLs de confecção do Estado do Paraná, com organização há mais de 4 anos. A partir das visões do roadmapping do projeto Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense em relação às visões de inovação gerencial, inovação em marketing, inovação em processo e produto, e inovação em novos materiais. Esta é caracterizada como um estudo exploratório, tipo levantamento (survey). Porém encontraram-se dificuldades de ações voltadas em inovação de produto e processo e novos materiais, mormente em relação à cultura de gestão de desenvolvimento de produto em conjunto, e parceria com fornecedores. Principalmente de tecido, pois estes são caracterizados com apresentação de hierarquização entre as empresas em 4 APLs e, como consequência, não pontuam a importância de criar parcerias de inovação com Micro e Pequenas Empresas, mesmo organizadas em rede.
Abstract: In the current scenario of mass production of fashion, the competition of the industrial manufacturing has increased in national and international markets. Moreover, in the last two decades, the competition was a result of the opening of market for the Brazilian, and the amazing potential of Asian countries to conquer new markets in this sector. That causes a certain "competitive pressure", where the challenge is to produce it with greater flexibility, quality, and innovation in a shorter time. These factors make it tricky to relate to the reality of innovation in products of clothing, as they have their life cycle limited to the maximum of six months. In this sense, this research presents an analysis from the strategic management of innovation for the consolidation of Local Productive Arrangements (LPAs) of consumer goods. The research examines the innovations presented in the strategic planning of 5 LPAs located in the State of Parana. It was considered the LPAs organized for more than 4 years from the consolidation strategies, and the roadmapping project `Strategic Routes for the Future of Parana’s Industry’ for innovation management, innovation in marketing, innovation in process, product innovation, and new materials. But there is a difficulty in transferring technology on the process of innovation chain, particularly regarding to the management culture of product development processes in conjunction and cooperation of suppliers, especially of textile, since they are characterized by the presentation of hierarchical among the companies in LPA 4 and, consequently, do not score the importance of creating partnerships with technological innovation for Micro and Small Enterprises, organized in the same network.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3683
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