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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Nivaldo Pereira da-
dc.date.accessioned2018-12-03T13:02:35Z-
dc.date.available5000-01-01-
dc.date.available2018-12-03T13:02:35Z-
dc.date.issued2010-02-24-
dc.identifier.citationSILVA, Nivaldo Pereira da. O impacto da implantação da Educação Corporativa à Distância (ECAD) na Companhia Paranaense de Energia - Copel. 2010. 133 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3674-
dc.description.abstractThe main objective of this work is to evaluate the impact of the long-distance Corporative Education establishment (ECaD), in the developer’s performance of the Companhia Paranaense de Energia - COPEL, the research performed at the Superintendência Regional de Ponta Grossa - Paraná. The actual research has the purpose to analyze the Corporative Education as a way of organizational learning and co-operators developments, in a direct relation among the courses by longdistance Education and the 5 Kirkpatrick levels method. Therefore, the value of the courses evaluations it’s straightly connected to the organizational evaluations results, that is, the investment return on the Corporative Education (RIEC). The company invests in ECaD courses to the developer; and the course involves learning and behavior changes; these changes become into positive attitudes within the perimeter of the work, and these attitudes, finally produce results at short, medium and long terms to the organization and to the developers. The theoretician base gave support to the dissertation, which broaches the human being relation with Knowledge, Corporative Education, long-distance Education into the organization context. The inductive method was applied in this exploratory research, by means of structured questionnaire and direct observation, developed on a simple application case in the exploratory/descriptive way. The research results show the need of explicitating the ECaD politics, carried out by the company, and the following developer’s identification, planning to convert it in a continued apprenticeship. The study raises the need to recognize explicitly that the ECaD must be continued as an important facilitator of learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectComportamento organizacionalpt_BR
dc.subjectCompanhia Paranaense de Energiapt_BR
dc.subjectOrganizational learningpt_BR
dc.subjectOrganizational behaviorpt_BR
dc.titleO impacto da implantação da Educação Corporativa à Distância (ECAD) na Companhia Paranaense de Energiapt_BR
dc.title.alternativeThe impact of long-distance Corporative Education Establishment (ECAD), in the developer’s performance of the Companhia Paranaense de Energia – Copelpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho tem como objetivo avaliar o impacto da implantação da Educação Corporativa à Distância (ECaD) na qualificação dos funcionários da Companhia Paranaense de Energia - COPEL. A pesquisa foi realizada na Superintendência Regional de Ponta Grossa - Paraná e tem o propósito de analisar a Educação Corporativa como forma de aprendizagem organizacional e desenvolvimento do funcionário, numa relação direta entre os cursos por meio da Educação à Distância e o método dos cinco níveis de Kirkpatrick. Ressalte-se, pois, que o valor das avaliações dos cursos está diretamente ligado à avaliação dos resultados organizacionais, ou seja, o Retorno sobre o investimento em Educação Corporativa (RIEC). A empresa investe em cursos via ECaD ao funcionário; e o curso acarreta o aprendizado e mudanças comportamentais. Essas mudanças se transformam em atitudes positivas no recinto de trabalho, e estas atitudes, por fim, geram resultados a curto, médio e longo prazos para a organização e para os funcionários. A base teórica que deu suporte à dissertação aborda a relação do ser humano com o Conhecimento, Educação Corporativa, Educação à Distância no contexto das organizações. Por ser uma pesquisa exploratória/descritiva, utilizou-se o método indutivo, por meio de questionário estruturado e observação direta, desenvolvido em um estudo de caso simples. Os dados foram coletados por meio de observação, questionários individuais com gestores e funcionários da área técnica da empresa. Os resultados da pesquisa evidenciam a necessidade de explicitar a política de ECaD levada a efeito pela empresa, e a consequente identificação dos funcionários com a ideia do aprendizado contínuo. O estudo desperta a necessidade de se reconhecer explicitamente que a ECaD deve ser continuada como um importante facilitador da aprendizagem.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5318075684965878pt_BR
dc.contributor.advisor1Francisco, Antonio Carlos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6457056051910603pt_BR
dc.contributor.referee1Graeml, Alexandre Reis-
dc.contributor.referee2Xavier, Antonio Augusto de Paula-
dc.contributor.referee3Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel-
dc.contributor.referee4Francisco, Antonio Carlos de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.subject.capesEngenharia de Produçãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

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