Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3669
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Luiz Alberto Cardoso dos-
dc.date.accessioned2018-12-03T11:30:53Z-
dc.date.available5000-01-01-
dc.date.available2018-12-03T11:30:53Z-
dc.date.issued2008-08-01-
dc.identifier.citationSANTOS, Luiz Alberto Cardoso dos. Transferência de tecnologia dos mecanismos de cooperação escola-empresa: da UTFPR para o CEFET-SE. 2008. 106 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3669-
dc.description.abstractApproaching the academic environment and the business one has shown one of the best forms of a country to increase its production and productivity in the last decades, besides participating competitively of the international market, mainly when the differential of a product, service or process, which happens through the search of the technological innovation, has been tied to the development of the scientific research. The standardization, the technique utilized as a way to minimize costs, time and increase the quality of products and services, can also be used as a form of hastening the application of the school-company cooperation mechanisms, specifically in this work, referring to the federal institutions of technological education. Based on the above explanation, the main objective of this dissertation is to propose a technology transference methodology of school-company cooperation mechanisms, involving UTFPR and CEFET-SE. Methodologically, the strategy of the case study was utilized, with the use of a semi-structured interview and documents searching, to obtain the data to subsidize this research. It was divided into categories, to facilitate the analysis of the data, besides the description of the obtained results and the interpretation of them. After identification and analysis of the application of the school-company cooperation mechanisms from both UTFPR and CEFET-SE, it was established that all the 23 identified mechanisms are relevant and have application feasibility in CEFET-SE. Attending to the general objective of this research, it is suggested the gradual application of each mechanism, using the methodology developed in this dissertation, since the selection of groups of mechanisms to be implanted, to the development of an action plan for each one of them.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectTransferência de tecnologiapt_BR
dc.subjectCooperação universidade-escolapt_BR
dc.subjectIndústria e educaçãopt_BR
dc.subjectTechnology transferpt_BR
dc.subjectCollege-school cooperationpt_BR
dc.subjectIndustry and educationpt_BR
dc.titleTransferência de tecnologia dos mecanismos de cooperação escola-empresa: da UTFPR para o CEFET-SEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoAproximar o meio acadêmico do meio empresarial, e vice-versa, tem se mostrado nas últimas décadas ser uma das melhores formas de um país aumentar a sua produção e produtividade, além de participar competitivamente do mercado internacional, principalmente quando o diferencial de um produto, serviço ou processo, que se dá através da busca da inovação tecnológica, vem atrelado ao desenvolvimento da pesquisa científica. A padronização, técnica utilizada como meio para minimizar custos, tempo e aumentar a qualidade de produtos e serviços, poderá ser utilizada também como forma de agilizar a aplicação dos mecanismos de cooperação escola-empresa, especificamente neste trabalho, quando se refere às instituições federais de ensino tecnológico. Baseando-se no que foi explanado acima, a presente Dissertação tem como objetivo geral: propor uma metodologia de transferência de tecnologia dos mecanismos de cooperação escola-empresa da UTFPR que possam ser adaptados ao CEFET-SE. Metodologicamente foi utilizado a estratégia do Estudo de Caso, com o uso da entrevista semi-estruturada e o levantamento de documentos, para a obtenção de dados a subsidiarem esta pesquisa. Foi dividida a mesma em categorias, para facilitar a análise de conteúdo dos dados, além da descrição dos resultados obtidos e a interpretação dos mesmos. Após identificação e análise da aplicação dos mecanismos de cooperação escola-empresa tanto na UTFPR, quanto no CEFET-SE, foi constatado que todos os 23 mecanismos identificados são relevantes e têm viabilidade de aplicação no CEFET-SE. Atendendo ao objetivo geral desta pesquisa sugere-se a aplicação gradativa de cada mecanismo, utilizando-se a metodologia desenvolvida nesta Dissertação, desde a seleção dos grupos de mecanismos a serem implantados, até o desenvolvimento de um plano de ação para cada um deles.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1805466122983852pt_BR
dc.contributor.advisor1Kovaleski, João Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4238962623790586pt_BR
dc.contributor.referee1Fiates, Gabriela Gonçalves Silveira-
dc.contributor.referee2Francisco, Antonio Carlos de-
dc.contributor.referee3Frasson, Antônio Carlos-
dc.contributor.referee4Kovaleski, João Luiz-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.subject.capesEngenharia de Produçãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGEP_M_Santos, Luiz Alberto Cardoso dos_2008.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
605,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.