Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36641
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Ayslan Porfirio dos-
dc.date.accessioned2025-04-23T21:14:37Z-
dc.date.available2025-04-23T21:14:37Z-
dc.date.issued2024-12-13-
dc.identifier.citationSANTOS, Ayslan Porfirio dos. O uso de objetos virtuais de aprendizagem para o estudo de queda livre. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36641-
dc.descriptionAcompanha: Propostas de atividades práticas sobre queda livre com o uso de objetos virtuais de aprendizagempt_BR
dc.description.abstractThe research developed within the scope of MNPEF aimed to explore concepts related to free fall, through the use of virtual learning objects (OVA). The focus was to understand whether these tools could serve as potentially significant materials for teaching free fall in high school. The research was conducted through a descriptive qualitative process, involving data collection from a first-year high school class at a State Public College in the interior of Paraná, during Physics classes. The OVA used were: Tracker and Algodoo software, Physics Calculator, and the virtual object simulator in Physics. The results indicated that these tools made it easier for students and teachers to visualize objects in free fall, making difficult concepts more tangible and understandable. Personalization of learning was also highlighted, as students were able to explore at their own pace, repeat experiments and receive support tailored to their specific needs. Students were able to test hypotheses, manipulate variables, observe patterns, and develop problem-solving skills. The integration of these technologies into the educational environment motivates and adds to the way students learn, providing meaningful learning.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectPhysicspt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleO uso de objetos virtuais de aprendizagem para o estudo de queda livrept_BR
dc.title.alternativeThe use of virtual learning objects to study free fallpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA pesquisa desenvolvida no âmbito do MNPEF, teve como objetivo explorar os conceitos relacionados a queda livre, por meio do uso de objetos virtuais de aprendizagem (OVA). O foco foi entender se essas ferramentas poderiam servir como materiais potencialmente significativos para o ensino de queda livre no Ensino Médio. A pesquisa foi conduzida por meio de um processo qualitativo descritivo, envolvendo a coleta de dados de uma turma de primeiro ano do Ensino Médio de um Colégio Público Estadual no interior do Paraná, durante as aulas de Física. Os OVA utilizados foram: softwares Tracker e Algodoo, Calculadora da Física, e o simulador de objetos virtuais na Física. Os resultados indicaram que essas ferramentas facilitaram aos alunos e ao professor a visualização de objetos em queda livre, tornando conceitos difíceis mais tangíveis e compreensíveis. A personalização do aprendizado também foi destacada, pois os alunos puderam explorar no seu próprio ritmo, repetir experimentos e receber suporte adaptado às suas necessidades específicas. Os alunos foram capazes de testar hipóteses, manipular variáveis, observar padrões e desenvolver habilidades de resolução de problemas. A integração dessas tecnologias no ambiente educacional motiva e soma à maneira como os estudantes aprendem, proporcionando um aprendizado significativo.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-4277-4341pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5297404811166686pt_BR
dc.contributor.advisor1Fontes, Adriana da Silva-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0085-5020pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0948799905374439pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Santos, Oscar Rodrigues dos-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0987-1465pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3450355380659938pt_BR
dc.contributor.referee1Fontes, Adriana da Silva-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0085-5020pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0948799905374439pt_BR
dc.contributor.referee2Deimling, César Vanderlei-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-1554-0099pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3543120613457891pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Débora Ferreira da-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-3885-2634pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7293445079126935pt_BR
dc.contributor.referee4Costa, Luciano Gonsalves-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2854189961084292pt_BR
dc.contributor.referee5Zanatta, Shalimar Calegari-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0003-0302-8300pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/1110095948611350pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:CM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
objetosvirtuaisquedalivre.pdf2,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
objetosvirtuaisquedalivre_produto.pdf615,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons